O que fez as ações da Eletropaulo dispararem 5%?
Atualizado às 17h34min
Os papéis preferenciais da Eletropaulo (ELPL4) tiveram forte alta no pregão desta quinta-feira, 5, e fecharam em alta de 5%.
O principal motivo foi que a elétrica celebrou um Memorando de Entendimentos (MOU) com a Eletrobrás (ELET3).
Segundo a empresa, o MOU tem como objetivo estabelecer os critérios para a instauração de um procedimento de mediação para negociar as bases para um eventual acordo visando encerrar a disputa judicial que envolve a Eletrobrás, a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e a Eletropaulo quanto à responsabilidade pelo pagamento do saldo do empréstimo concedido em 1986 pela Eletrobrás à empresa que posteriormente foi cindida e criada a atual Eletropaulo e CTEEP.
“No âmbito do MOU celebrado, Eletropaulo e Eletrobrás solicitarão a suspensão do processo judicial mencionado pelo prazo de 60 dias a contar da data do despacho do juiz que assentir com o pedido, com o objetivo de concluírem, durante este período, o processo de mediação”.
A Eletropaulo afirmou que os assessores legais qualificam as chances de êxito do caso “como possível” e que a “companhia entende que ao encerrar a disputa judicial contra a Eletrobras, estará contribuindo para sua estratégia de recuperação de valor”.
No fato relevante enviado ao mercado ontem à noite, a Eletropaulo ressaltou que a assinatura do memorando não produz qualquer impacto imediato nos seus resultados, uma vez que a efetivação de eventual acordo estará ainda sujeita a determinadas condições precedentes, inclusive as aprovações societárias necessárias.