Na Europa, os principais índices operam perto da estabilidade. Na Ásia, a bolsa de Xangai registrou a maior queda diária desde agosto. A expectativa de uma nova onda de ofertas públicas iniciais de ações e por mais uma alta nos rendimentos dos títulos, sinalizando liquidez mais apertada, foram alguns dos motivos da queda.
Japão (Nikkei 225): +0,01%
China (Shanghai Comp.): +0,77%
Londres (FTSE 100): -0,10%
Alemanha (DAX): +0,11%
Petróleo WTI (EUA): -0,06%
Petróleo Brent: +0,20%
Futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, China, -3,4% (425iuanes)
O mercado financeiro aguarda com ansiedade quem será nomeado o novo presidente do Federal Reserve, o banco central americano.
A assessoria do presidente Donald Trump informou que o republicano vai fazer o anúncio esta semana.
Na última sexta-feira especulou-se que Trump iria nomear Jerome Powell, que tem perfil parecido com o da atual presidente do Fed, Janet Yellen. Nesse sentido não haveria mudanças bruscas na política monetária do Fed.
O mercado está de olho nas consequências da crise em uma das principais economias da Europa. A Espanha anunciou na última sexta-feira a dissolução do Parlamento regional catalão, a demissão de lideranças locais e a convocação de uma eleição para 21 de dezembro.
Já o Parlamento da Catalunha decretou independência. Nesse contexto, muitos se perguntam: quem realmente comanda a Catalunha? O presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, ou a vice-presidente do governo espanhol, Soraya Saénz de Santamaría, nomeada por Madri para assumir as funções de Puigdemont? A crise é a mais grave em décadas.
Segundo o blog do jornalista do G1 e da Globo News, Gerson Camarotti, em conversa reservada no fim da semana passada no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, alertou o presidente Michel Temer de que o cenário é de muita dificuldade na base aliada. Maia afirmou que o governo corre risco de ser derrotado em plenário até mesmo em votações de medidas provisórias.
Essa avaliação ocorre em um momento em que o Planalto tenta reunir forças para fazer com que a reforma da Previdência volte a tramitar na Câmara. A equipe econômica tenta a aprovação de uma reforma desidratada em relação à proposta inicial.
O presidente Michel Temer foi submetido a um procedimento na manhã de domingo para retirada da sonda vesical (cateter para coleta de urina). Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, o presidente tem quadro estável. Está mantida a previsão para que ele receba alta nesta segunda (30) e permaneça em repouso em São Paulo na terça-feira (31).
O gigante Itaú (ITUB4) divulga o resultado do 3T17 após o fechamento do pregão. MDias Branco, Multiplan, Sul América e Cielo também divulgam resultado depois do pregão.
O destaque na agenda nesta semana é a decisão do Federal Open Market Committee (FOMC) sobre os juros nos Estados Unidos. O anúncio da taxa é na quarta-feira. Confira aqui outros destaques da agenda do mercado.
Confira as resistências e suportes do Ibovespa no estudo gráfico em vídeo. Você vai ver também estudo para os seguintes papéis: Petr4, Vale5, Ccro3, Mglu3, Sanb11, Bbas3, Itub4, Bbdc4, Ggbr4, Goau4, Csna3, Usim5. Assista aqui o vídeo.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…