O que está no radar do mercado nesta segunda
Bolsas, petróleo e minério (7h52min)
Na Europa, os principais índices operam perto da estabilidade. Na Ásia, a bolsa de Xangai registrou a maior queda diária desde agosto. A expectativa de uma nova onda de ofertas públicas iniciais de ações e por mais uma alta nos rendimentos dos títulos, sinalizando liquidez mais apertada, foram alguns dos motivos da queda.
Japão (Nikkei 225): +0,01%
China (Shanghai Comp.): +0,77%
Londres (FTSE 100): -0,10%
Alemanha (DAX): +0,11%
Petróleo WTI (EUA): -0,06%
Petróleo Brent: +0,20%
Futuros do minério de ferro na Bolsa de Dalian, China, -3,4% (425iuanes)
Novo nome para assumir o Federal Reserve
O mercado financeiro aguarda com ansiedade quem será nomeado o novo presidente do Federal Reserve, o banco central americano.
A assessoria do presidente Donald Trump informou que o republicano vai fazer o anúncio esta semana.
Na última sexta-feira especulou-se que Trump iria nomear Jerome Powell, que tem perfil parecido com o da atual presidente do Fed, Janet Yellen. Nesse sentido não haveria mudanças bruscas na política monetária do Fed.
Quem comanda a Catalunha?
O mercado está de olho nas consequências da crise em uma das principais economias da Europa. A Espanha anunciou na última sexta-feira a dissolução do Parlamento regional catalão, a demissão de lideranças locais e a convocação de uma eleição para 21 de dezembro.
Já o Parlamento da Catalunha decretou independência. Nesse contexto, muitos se perguntam: quem realmente comanda a Catalunha? O presidente do governo catalão, Carles Puigdemont, ou a vice-presidente do governo espanhol, Soraya Saénz de Santamaría, nomeada por Madri para assumir as funções de Puigdemont? A crise é a mais grave em décadas.
Dificuldades para o Planalto
Segundo o blog do jornalista do G1 e da Globo News, Gerson Camarotti, em conversa reservada no fim da semana passada no Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, alertou o presidente Michel Temer de que o cenário é de muita dificuldade na base aliada. Maia afirmou que o governo corre risco de ser derrotado em plenário até mesmo em votações de medidas provisórias.
Essa avaliação ocorre em um momento em que o Planalto tenta reunir forças para fazer com que a reforma da Previdência volte a tramitar na Câmara. A equipe econômica tenta a aprovação de uma reforma desidratada em relação à proposta inicial.
Temer deve ter alta nesta segunda
O presidente Michel Temer foi submetido a um procedimento na manhã de domingo para retirada da sonda vesical (cateter para coleta de urina). Segundo o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, o presidente tem quadro estável. Está mantida a previsão para que ele receba alta nesta segunda (30) e permaneça em repouso em São Paulo na terça-feira (31).
Agenda: resultados trimestrais do Itaú
O gigante Itaú (ITUB4) divulga o resultado do 3T17 após o fechamento do pregão. MDias Branco, Multiplan, Sul América e Cielo também divulgam resultado depois do pregão.
O destaque na agenda nesta semana é a decisão do Federal Open Market Committee (FOMC) sobre os juros nos Estados Unidos. O anúncio da taxa é na quarta-feira. Confira aqui outros destaques da agenda do mercado.
Estudo gráfico:
Confira as resistências e suportes do Ibovespa no estudo gráfico em vídeo. Você vai ver também estudo para os seguintes papéis: Petr4, Vale5, Ccro3, Mglu3, Sanb11, Bbas3, Itub4, Bbdc4, Ggbr4, Goau4, Csna3, Usim5. Assista aqui o vídeo.
Leia também:
CSN divulga resultados do 4T16 e de 2016
Eleições 2018: Lula e Bolsonaro na frente, segundo Ibope
Ferbasa quer comprar a BW Guirapá e outros destaques