Ibovespa renova máxima mas recua e fecha estável
Atualizado às 17h22min
O Ibovespa renovou nesta quinta-feira, 5, a máxima histórica ao alcançar os 78 mil 024 pontos.
No começo da tarde o índice começou a devolver parte dos ganhos e fechou estável em 0,04% aos 76 mil 617 pontos.
O motivo foi a política. A liderança do PSDB na Câmara encaminhou à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pedido para que o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), designado relator da segunda denúncia contra Michel Temer e dois ministros, desocupe a vaga de suplente do partido na comissão. Andrada é visto como aliado de Temer. Mais do que isso: a decisão mostra que o PSDB está rachado para a votação da denúncia envolvendo o presidente.
No Ibovespa Taesa (TAEE11) e Cemig (CMIG4) lideraram os ganhos.
Boa parte do otimismo da manhã, segundo analistas, veio do fato de que as empresas aproveitam a melhora da percepção externa sobre nossa economia, incluindo o risco-país, para reduzir seus endividamentos com novas emissões no mercado externo a juros menores.
Fora da carteira do Ibov, destaque para Gol (GOLL4) que saltou 6% após anunciar redução de sua dívida total e para Eletropaulo (ELPL4), que subiu 5% depois de anunciar planos de mediação para negociar as bases para um eventual acordo visando encerrar a disputa judicial que envolve a Eletrobrás.
Maiores altas do Ibovespa
Maiores quedas do Ibovespa