Ibovespa futuro opera em alta

23 de outubro de 2017 Por Redação

Atualizado às 9h35min

O Ibovespa futuro (INDZ17 – com vencimento para 13 de dezembro) abriu em alta. No horário acima subia 0,12% aos 77 mil 090 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Com relação às commodities, os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, China, subiram 1,32% (459 iuanes). Já o preço do barril de petróleo (WTI e Brent) operavam perto da estabilidade.

Os principais índices acionários da Europa operam em alta. Na Ásia, a vitória do premiê Shinzo Abe nas eleições legislativas japonesas ajudou o índice acionário Nikkei a fechar em alta pela 15ª sessão.

Semana decisiva para Temer

Na quarta-feira, 25, as atenções se voltam para a Câmara. Os deputados vão decidir se arquivam ou não a denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer. Para que a denúncia siga adiante é necessário o aval de 342 dos 513 deputados. A abertura da sessão está marcada para às 9h de quarta-feira. Temer é acusado pelos crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa.

Copom na agenda

Também é destaque na agenda do mercado a reunião do Copom que vai definir a nova taxa Selic. Na última reunião em setembro o Banco Central baixou os juros básicos pela oitava vez seguida em 1 ponto percentual, de 9,25% ao ano para 8,25% ao ano.

Reforma da Previdência

Em entrevista ao blog do jornalista Valdo Cruz, no site G1, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que tão logo seja votada a denúncia contra o presidente Michel Temer, a equipe econômica quer destravar a votação da reforma da Previdência.

Meirelles admitiu uma reforma menor do que a prevista inicialmente com pelo menos quatro mudanças na Constituição: fixação de idade mínima para homens (65) e mulheres (62), regra de transição, tempo de contribuição e unificação dos sistemas de aposentadoria público e privado.

Internacional: Catalunha no radar

A crise entre o governo espanhol e os separatistas da Catalunha ganhou novos capítulos neste fim de semana e está no radar dos mercados europeus. Os líderes da região autônoma avaliam qual resposta vão dar ao governo espanhol até a próxima quinta-feira.

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou no sábado que pedirá ao Senado a destituição do governo catalão de Carles Puigdemont e a convocação de eleições regionais. O objetivo é impedir a separação unilateral da Catalunha.

Leia também:

Dommo pede instauração de arbitragem contra Barra e QGEP

Estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, Csna3, Usim5 e outros papéis

Oi adia assembleia de credores

 

 

 

Sua opinião é importante

Se você viu algum erro na reportagem ou se quiser fazer um comentário (sugestão, crítica) para que possamos aprimorar nosso serviço, escreva para [email protected]