MANCHETE PRINCIPAL

Ibovespa futuro opera em alta nesta sexta

Atualizado às 9h37min

O Ibovespa futuro (INDZ17 – com vencimento para 13 de dezembro) abriu em alta. No horário acima subia 0,39% aos 77 mil 340 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Com relação às commodities que mais influenciam ativos no Ibovespa, destaque para os contratos futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China, que saltaram +5,3%. Já o petróleo (WTI e Brent) tem queda.

No radar do mercado nesta sexta

Dados sobre a inflação estão estar no radar do mercado nesta sexta-feira 20 de outubro.

Às 8h foi divulgada a 2° prévia de outubro do IGPM.  O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou, no segundo decêndio de outubro, variação de 0,30%. No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a variação foi de 0,41%. O segundo decêndio do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência. O IGP-M é usado no reajuste dos contratos de aluguel. O índice acumula deflação de 1,81% no ano e de 1,3% em 12 meses.

Já o IPCA-15 ficou em 0,34% em outubro, dentro do esperado.

O mercado também está de olho na política. Aliados do Planalto trabalham para garantir um quórum alto para a votação na próxima quarta-feira do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) pela inadmissibilidade da denúncia contra o presidente Michel Temer.

De acordo com roteiro da Mesa da Câmara, a apreciação do parecer ocorrerá em sessão deliberativa extraordinária marcada para iniciar às 9 horas do dia 25 de outubro.

O Diário Oficial da União publica hoje decretos assinados pelo presidente com a exoneração de oito ministros de Estado. Os ministros exonerados têm mandatos de deputados e voltam à Câmara, onde deverão participar da votação.

EUA e Espanha

Em âmbito internacional o mercado repercute nesta sexta a aprovação do orçamento fiscal nos EUA, no que configura uma importante vitória de Donald Trump. Os senadores aprovaram uma regra que permite a inclusão de reformas tributárias defendidas pela Casa Branca.

A tensão entre Espanha e Catalunha também é destaque nesta sexta. O governo da Espanha anunciou que se reunirá com o Conselho de Ministros no próximo sábado para avançar com a aplicação do Artigo 155 da Constituição, que permite ao Estado suspender a autonomia da Catalunha e o processo de independência. Os líderes separatistas do governo catalão ameaçaram que, sem diálogo, podem votar no parlamento a independência da Catalunha.

Leia também:

Notícia da Rumo, juro sobre o capital da Copasa e outros destaques

Receita líquida consolidada da Fras-le sobe 16,4% em setembro

Receita líquida da Randon sobe 44,7% em setembro

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Eventos no radar do mercado nesta semana

  Publicado às 21h41   Eventos no radar do mercado nesta semana  B3 não funciona…

22 de dezembro de 2024

BB, Petrobras, Copel, Cemig, BR Partners e outras companhias pagam provento esta semana. Confira:

  Publicado às 17h34   Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…

22 de dezembro de 2024

Notícia da Positivo, Gafisa, Eletrobras, Telefônica, Oi, JHSF, Banco ABC, BB Seguridade e de outras companhias

  Publicado às 10h16   Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…

22 de dezembro de 2024

Estudo do Ibov, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3 e de Mrve3

  Publicado às 23h20   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…

22 de dezembro de 2024

CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo

Publicado às 19h09   Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…

21 de dezembro de 2024