Ibovespa futuro abre em alta nesta quarta

18 de outubro de 2017 Por Redação

Atualizado às 9h07min

O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para hoje, 18 de outubro) abriu em alta. No horário acima subia 0,38% aos 76 mil 525 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Na economia

Segundo o jornal o Globo, o Palácio do Planalto concordou em publicar ainda esta semana as principais medidas para equilibrar o Orçamento de 2018.

Segundo o jornal até a próxima sexta-feira, 20, devem ser editadas três medidas provisórias: uma para aumentar a tributação dos fundos de investimento exclusivos, outra para adiar por um ano o reajuste do funcionalismo e outra para elevar de 11% para 14% a contribuição previdenciária dos servidores que ganham mais de R$ 5 mil.

Juntas, elas representam um alívio fiscal de R$ 13,7 bilhões para o fechamento das contas do ano.

Na política

Vitória de Aécio ajuda Temer

O Planalto avalia que a vitória de Aécio Neves no Senado ajuda Michel Temer na votação da denúncia na Câmara.

O plenário do Senado decidiu reverter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e, com isso, pôs fim ao afastamento parlamentar do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que havia sido imposto pelos ministros da Corte no último dia 26.

Maia paz e amor

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça, 17, que a carta enviada por Michel Temer a parlamentares é uma forma transparente adotada pelo chefe do Executivo de se defender da denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Maia comentou também a publicação no site da Câmara dos depoimentos da delação premiada do doleiro  Lúcio Funaro.

Segundo Maia, a divulgação dos vídeos, que chegou a ser questionada pela defesa do presidente Temer, não afeta a relação dele com o governo. “Vocês confundem a defesa da Câmara com qualquer conflito com o presidente Michel Temer. Meu partido é da base aliada, mas eu sou presidente da Câmara. Portanto, entendo que, quando a Câmara ou seus servidores são atacados, eu tenho de reagir em nome da instituição. Isso não afeta minha relação com o presidente Temer”, afirmou.

Discussão do relatório na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve realizar nesta quarta a votação sobre o parecer do relator Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendou a inadmissibilidade da denúncia apresentada contra Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco.

A denúncia da PGR acusa Temer de tentativa de obstrução de justiça e liderança de uma organização criminosa que teria a atuação de parlamentares do PMDB e dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco. A acusação só poderá ser investigada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) se autorizada pela Câmara dos Deputados. Para isso precisa dos votos favoráveis, em plenário, de ao menos 342 dos 513 deputados.

Corporativo

Assembleia da Vale

Ocorre nesta quarta-feira, 18, a assembleia extraordinária de acionistas da Vale (VALE3). No encontro vai ser votada a proposta de conversão de ações preferenciais em ordinárias e a eleição de dois membros do conselho de administração.

A Vale recebeu de Luiz Claudio Leite de Oliveira, na qualidade de acionista minoritário da Vale, a indicação de Marcelo Gasparino da Silva e Bruno C. Bastit, como respectivamente, candidatos a membro efetivo e suplente do Conselho de Administração da Vale para o processo de eleição majoritária, para concorrer com todos os outros candidatos, públicos ou não, que vierem a ser indicados na assembleia geral extraordinária.

Aliansce

O Conselho de Administração da Aliansce Shopping Centers (ALSC3) aprovou a abertura de um novo Programa de Recompra de Ações para aquisição até 550.000 ações ordinárias. O prazo máximo para aquisição das ações é até 17 de outubro de 2018.

Eternit

A Eternit (ETER3) iniciará seu “Período de Silêncio” no dia 25 de outubro de 2017, quinze dias antes da divulgação dos resultados do 3T17. A divulgação de resultados do 3T17 será dia 9 de novembro antes da abertura do mercado.

Leia também:

Dommo faz acordo para venda de 30% da participação no Bloco BS-4

Receita líquida da Ferbasa registra decréscimo de 3,3% em setembro

Renova: fim do período de exclusividade não altera negociação com a Brookfield

Gerdau sobre venda de unidades nos EUA: ‘rumor de mercado’