Ibovespa fecha em alta. Varejistas são destaque

18 de outubro de 2017 Por Redação

Atualizado às 18h19min

Depois de encostar nos 76 mil pontos no começo da tarde, o Ibovespa voltou a subir e fechou em alta de 0,51% aos 76 mil 591 pontos.

O pregão desta quarta foi marcado pela recuperação das ações das varejistas. Lojas Renner (LREN3) e Pão de Açúcar (PCAR4) estiveram entre os maiores ganhos no Ibovespa.

Magazine Luiza (MGLU3), que não integra a carteira do Ibovespa, disparou 10%. Via Varejo (VVAR11) saltou 9%.

Os papéis do setor varejista despencaram nos últimos pregões depois que a americana Amazon afirmou que vai expandir seus negócios no Brasil.

Em dia de assembleia geral da Vale para decidir a aprovação da conversão dos papéis preferenciais em ordinários, Vale3 passou para o negativo e teve queda de 0,9%.

Petrobras (PETR4) subiu 0,19% com aumento da produção em setembro.

Fora do Ibovespa destaque para os papéis da petroleira Dommo (DOMMO3) que saltaram 25% após o anúncio de acordo para vender participação em um poço de petróleo. A Dommo é a antiga OGX.

Maiores altas do Ibovespa

1810altas

Maiores quedas do Ibovespa

1810Baixas

 

Na política

O Planalto avalia que a vitória de Aécio Neves no Senado ajuda Michel Temer na votação da denúncia na Câmara. O plenário do Senado decidiu reverter a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e, com isso, pôs fim ao afastamento parlamentar do senador Aécio Neves (PSDB-MG), que havia sido imposto pelos ministros da Corte no último dia 26.

Além disso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a divulgação dos vídeos dos depoimentos da delação premiada do doleiro  Lúcio Funaro no site da Câmara, não afeta a relação dele com o governo. “Vocês confundem a defesa da Câmara com qualquer conflito com o presidente Michel Temer. Meu partido é da base aliada, mas eu sou presidente da Câmara. Portanto, entendo que, quando a Câmara ou seus servidores são atacados, eu tenho de reagir em nome da instituição. Isso não afeta minha relação com o presidente Temer”, afirmou.

Na economia, segundo o jornal o Globo, o Palácio do Planalto concordou em publicar ainda esta semana as principais medidas para equilibrar o Orçamento de 2018. Segundo o jornal até a próxima sexta-feira, 20, devem ser editadas três medidas provisórias: uma para aumentar a tributação dos fundos de investimento exclusivos, outra para adiar por um ano o reajuste do funcionalismo e outra para elevar de 11% para 14% a contribuição previdenciária dos servidores que ganham mais de R$ 5 mil. Juntas, elas representam um alívio fiscal de R$ 13,7 bilhões para o fechamento das contas do ano.

Corporativo

Embraer

A Embraer (EMBR3) confirmou hoje que a primeira entrega do E190-E2 para Widerøe, cliente-lançador da aeronave, ocorrerá em abril de 2018. A Widerøe assinou um contrato com a Embraer para até 15 jatos E2 que consiste em três pedidos firmes para o E190-E2, primeiro integrante da segunda geração da família de E-Jets, além de direitos de compra 12 E2s. O pedido tem um preço de lista potencial de até USD 873 milhões, se todos os direitos de compra forem exercidos.

Aliansce

O Conselho de Administração da Aliansce Shopping Centers (ALSC3) aprovou a abertura de um novo Programa de Recompra de Ações para aquisição até 550.000 ações ordinárias. O prazo máximo para aquisição das ações é até 17 de outubro de 2018.

Eternit

A Eternit (ETER3) iniciará seu “Período de Silêncio” no dia 25 de outubro de 2017, quinze dias antes da divulgação dos resultados do 3T17. A divulgação de resultados do 3T17 será dia 9 de novembro antes da abertura do mercado.

Leia também:

Dommo faz acordo para venda de 30% da participação no Bloco BS-4

Receita líquida da Ferbasa registra decréscimo de 3,3% em setembro

Renova: fim do período de exclusividade não altera negociação com a Brookfield

Gerdau sobre venda de unidades nos EUA: ‘rumor de mercado’