China, EUA, Trump e Temer: os destaques para esta segunda

9 de outubro de 2017 Por Redação

 

PMI de Serviços na China veio abaixo do esperado

O PMI do setor de serviços na China veio pior do que o esperado pelo mercado. O índice ficou em 50,6 em setembro. A projeção era 53,1. O PMI de Serviços é baseado em dados compilados a partir de respostas mensais a questionários enviados a executivos de compras em 400 empresas do setor de serviço privado.

É o menor nível em 21 meses. Apesar da queda, a leitura acima da marca de 50 indica expansão de atividade, ainda que em ritmo mais fraco.

Os mercados reabriram na China após o feriado de uma semana.

Feriado nos EUA

Mas nesta segunda-feira, 9, é feriado nos Estados Unidos. Portanto, é esperada menos liquidez na B3. Já na quinta, 12, é feriado no Brasil.

Datafolha: eleitores preferem Alckmin

O instituto Datafolha divulgou neste fim de semana uma pesquisa que deixa ainda mais desafiadora a disputa ao Planalto dentro do PSDB. Segundo o instituto, os eleitores preferem o governador Geraldo Alckmin como o candidato à presidência. O Datafolha afirma que para 45%, ele é a melhor opção, enquanto 31% apontam João Doria como o preferido. Descartam ambos os nomes 20% dos ouvidos.

Outra notícia ruim para o prefeito de São Paulo: ele viu despencar quase em dez pontos percentuais a aprovação de sua administração.

Neste fim de semana, destaque também para a discussão pública protagonizada pelo ex-governador de São Paulo e vice-presidente nacional do partido, Alberto Goldman, e Doria.
Ao menos três secretários municipais e uma diretora saíram publicamente em defesa da gestão do prefeito de São Paulo e gravaram depoimentos com duros ataques a Alberto.

Temer quer votação dia 24 de outubro

Segundo informa o blog da jornalista Andréia Sadi, da Globo News o presidente Michel Temer quer que a votação da denúncia contra ele ocorra dia 24 de outubro.

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da denúncia contra Temer e os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência da República, promete que seu parecer sobre a matéria deverá ser entregue na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara até terça-feira (10).

Trump faz mistério sobre Coreia do Norte

A guerra verbal entre o presidente americano Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong-Un teve mais um capítulo neste fim de semana. Trump disse que as administrações passadas têm conversado há mais de duas décadas com o regime norte-coreano mas “só uma coisa vai funcionar”. Essa afirmação foi feita pelo Twitter e Trump não revelou que “coisa” é essa.

A Coreia do Norte desafia a comunidade internacional e principalmente a Casa Branca com o desenvolvimento de seu programa nuclear.

Agenda da semana

Segunda, 9

– EUA – feriado

– Brasil 8h – IGP-DI de setembro

Terça, 10

– Reino Unido – 9h – PIB (2° prévia)

– possível entrega do relatório da denúncia contra Temer na CCJ

Quarta, 11

– Brasil – 8h – IGP-M (1° prévia de outubro)

– EUA – 15h – Ata do Fomc (pode revelar pistas sobre o rumo dos juros)

 Quinta, 12

– Brasil – feriado

Sexta, 13

– China – 2h –  importações, exportações e balança comercial