Ibovespa futuro opera em queda
Atualizado às 9h37min
O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para 18 de outubro) operava em queda no horário acima em -0,24% aos 75 mil 820 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Com relação as commodities, o minério de ferro spot no porto de Qingdao, na China, teve queda de mais de 3%. O petróleo operava em leve baixa.
Na política, o mercado acompanha agora o trâmite da denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara.
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia afirmou que vai encaminhar a segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República o mais rápido possível”.
Segundo Maia, esse tema quase “paralisa” a Câmara dos Deputados e é importante ter uma solução rápida.
A votação, que deve ocorrer em outubro, vai revelar se o governo vai ter mais ou menos votos do que os 263 obtidos na avaliação da primeira denúncia. Quanto mais perto chegar dos 308 votos, melhor para o Planalto. Essa quantidade de votos é a exigida para qualquer mudança na Constituição, como a reforma da Previdência.
Enquanto isso, o bombardeio de acusações feitas na delação do doleiro Lúcio Funaro contra Temer continua.
Funaro disse que o ex-deputado Eduardo Cunha “distribuía propina a Temer, com 110% de certeza”.
No depoimento, divulgado pelo jornal O Globo, Funaro afirmou também que o advogado José Yunes levava para Temer dinheiro desviado do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS) e uma das formas de repassar esse dinheiro seria através de investimentos imobiliários.
A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República emitiu nota explicando a origem do dinheiro usado pelo presidente Michel Temer para a compra de um imóvel em São Paulo. A nota foi emitida após a divulgação de um depoimento do doleiro Lúcio Funaro dado em 23 de agosto. A nota diz ainda que Funaro “desinforma as autoridades do Ministério Público Federal”.
Leia também:
Notícia da Petrobras, Vale, Raia Drogasil, Eztec, JSL e outros destaques
Oferta pública da Rumo
B3: Receita questiona amortização de ágio de 2012 e 2013
Aberdeen reduz participação acionária na BRF
Br Malls é notificada de interesse de exercício de ‘opção de venda’