Atualizado às 9h51min

O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para 18 de outubro) abriu em queda. No horário acima caía 0,68% aos 75 mil 025 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

A produção industrial chinesa divulgada nesta quinta-feira, 14, veio pior que o esperado. O crescimento foi de 6% em agosto sobre o ano anterior. Analistas esperavam 6,6%.

As vendas no varejo, termômetro do consumo doméstico, cresceram 10,1%. O esperado eram 10,5%.

Já o investimento em ativos fixos, considerado importante motor do crescimento, cresceu 7,8% nos 8 primeiros meses de 2017 em relação ao mesmo período de 2016, o ritmo mais fraco desde dezembro de 1999.

Os dados fracos da economia chinesa levam a forte queda de mais de 6% nos contratos futuros do minério de ferro na China. Isso impacta os papéis das mineradoras como a Vale. Os ADRs da gigante brasileira tem queda de 3% em Nova York.

Ainda em âmbito internacional, a Coreia do Norte fez uma ameaça nuclear ao Japão e à Coreia do Sul depois desses países apoiarem os Estados Unidos na busca de novas sanções ao regime norte-coreano.

Com relação ao Brasil, foi divulgado nesta quinta, o Índice de Atividade Econômica do Banco Centra, o IBC-Br, teve alta de 0,41% em julho, na comparação com junho. Esse índice é considerado uma prévia do PIB.

A política também é destaque.

A Polícia Federal faz buscas na casa do ministro da agricultura, Blairo Maggi, em Brasília. Ele foi citado pelo ex-governador Silval Barbosa em um caso de corrupção.

Já o Supremo Tribunal Federal não concluiu nesta quarta-feira, 13, o julgamento o pedido da defesa de Michel Temer para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, só apresente eventual denúncia contra o presidente depois que terminar a investigação sobre os novos áudios dos delatores do frigorífico JBS.

O julgamento será finalizado na próxima semana, quando Rodrigo Janot já tiver deixado o cargo. Segundo o jornal O Globo, isso não deve impedir que o o procurador-geral da República apresente denúncia contra Temer ao STF.

O líder do governo no Senado e presidente do PMDB, Romero Jucá (RR), disse que a apresentação de uma eventual nova denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente Michel Temer deverá ser rejeitada pela Câmara dos Deputados, assim como ocorreu na primeira denúncia apresentada contra o presidente.

Uma nova denúncia, mesmo que enfraquecida após a prisão de Joesley Batista, pode deixar o governo mais vulnerável para negociar a votação da reforma da Previdência.

O relatório da reforma foi aprovado em comissão especial da Câmara e aguarda votação em plenário. A previsão é outubro.

Diante da dificuldade do governo para obter os votos necessários à aprovação, algumas lideranças da base chegaram a sugerir que os temas mais polêmicos fossem votados posteriormente.

Leia também:

Petrobras: aprovado acordo com investidores para encerrar ação nos EUA

Gol divulga tem alta na demanda por voos domésticos

Juro sobre o capital da Localiza

Lula diz que Palocci mentiu. Defesa de Palocci chama o petista de ‘dissimulado’

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Eventos no radar do mercado nesta semana

  Publicado às 21h41   Eventos no radar do mercado nesta semana  B3 não funciona…

22 de dezembro de 2024

BB, Petrobras, Copel, Cemig, BR Partners e outras companhias pagam provento esta semana. Confira:

  Publicado às 17h34   Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…

22 de dezembro de 2024

Notícia da Positivo, Gafisa, Eletrobras, Telefônica, Oi, JHSF, Banco ABC, BB Seguridade e de outras companhias

  Publicado às 10h16   Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…

22 de dezembro de 2024

Estudo do Ibov, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3 e de Mrve3

  Publicado às 23h20   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…

22 de dezembro de 2024

CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo

Publicado às 19h09   Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…

21 de dezembro de 2024