MANCHETE PRINCIPAL

Ibovespa fecha perto da estabilidade

Atualizado às 17h25min

 

O Ibovespa fechou perto da estabilidade nesta terça-feira, 19. O índice caiu 0,02% aos 75 mil 974 pontos.

Pouco depois meio dia o índice Bovespa chegou aos 75 mil 299 pontos, na mínima do dia. A queda acentuou após a pesquisa CNT/MDA mostrar que Lula lidera em todos os cenários nas eleições do ano que vem. Em segundo lugar está Jair Bolsonaro. Lula tem 20,2% (em fevereiro tinha 16,6%). Bolsonaro subiu de 6,5% para 10,9%.

Também pesou negativamente no Ibovespa a declaração na ONU do presidente americano Donald Trump de “destruir totalmente” a Coreia do Norte se os Estados Unidos forem ameaçados pelo regime de Kim Jong Un.

Após uma sequência de altas Natura (NATU3) desabou 4%. No mês o papel ainda tem alta de 12%.

Suzano (SUZB5) liderou os ganhos com alta de 3,7%.

O dólar comercial subiu 0,03% cotado em R$ 3,13.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa

Corporativo

-Segundo a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, a JBS (JBSS3) deve anunciar em breve a criação do cargo de vice-presidente jurídico e tributário, que deve cuidar também da área de compliance. Um dos nomes cotados, de acordo com a coluna é o de Fábio Spina, ex-Vale.

-O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a venda do complexo eólico de Umburanas, da Renova Energia (RNEW11), para a Engie Brasil Energia (EGIE3).

-A Petrobras vai reduzir os preços do diesel em 2,3%. Já o preço da gasolina vai subir 1,4% nas refinarias a partir desta quarta, 20.

-Ainda com relação à Petrobras, a estatal precificou U$S 2 bilhões em títulos emitidos em duas tranches no mercado internacional, com rendimentos finais de 5,3% para os papéis com vencimento em 2025 e de 6% para 2028.

Política

Em âmbito político, o presidente Michel Temer está em Nova York, onde ontem à noite se encontrou com o colega americano Donald Trump para discutir a situação na Venezuela.

Enquanto isso, no Brasil, as atenções se voltam para a Câmara. Os deputados analisam as mudanças no sistema eleitoral e a polêmica proposta de criação de um fundo público para o financiamento de campanhas nesta terça-feira.

Amanhã, 20, os debates são sobre as coligações e da cláusula de desempenho para os partidos. O Congresso tem até 7 de outubro para alterações nas regras eleitorais a fim de que tenham validade já nas eleições do ano que vem.

Com relação à reforma da Previdência, o alerta veio do ministro da Fazenda. Henrique Meirelles disse que é preciso aprovar a reforma da Previdência para que o país possa iniciar um novo capítulo com equilíbrio fiscal e estabilidade econômica de forma a seguir a rota de crescimento sustentável nos próximos anos. Meirelles disse ainda que seria prejudicial começar 2018 com a aprovação da reforma pendente.

Segundo o blog do jornalista Gerson Camarotti, a ordem no Palácio do Planalto é priorizar a partir de agora a votação da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, na Câmara dos Deputados. Só depois é que a agenda de reformas será retomada.

Com relação à agenda, nesta terça não há dados relevantes. Mas amanhã promete ser agitado. O Federal Open Market Committee vai decidir os juros nos Estados Unidos. No último encontro em julho, o comitê do Federal Reserve decidiu manter a taxa de juros na faixa entre 1% e 1,25%.

Também na quarta, o plenário do Supremo Tribunal Federal vai analisar o pedido do presidente Michel Temer para suspender o andamento da denúncia contra ele. Só depois da decisão da corte é que o ministro Edson Fachin vai enviar a nova denúncia contra o presidente à Câmara.

A jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, informa que os ministros do STF discutem a possibilidade de devolver a denúncia de Rodrigo Janot de volta à Procuradoria-Geral.

Leia também:

Notícia da Cemig, Vale e outros destaques

As primeiras medidas de José Batista Sobrinho na JBS

Juro sobre o capital da Telefônica

Porto Seguro vende mais de 700 mil ações

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Eventos no radar do mercado nesta semana

  Publicado às 21h44   Eventos no radar do mercado nesta semana: Decisão sobre juros…

5 de maio de 2024

Kora Saúde (KRSA3): controladores pedem saída voluntária do Novo Mercado

  Publicado às 21h24   A Kora Saúde Participações (KRSA3) informou neste domingo, 5, que…

5 de maio de 2024

Randoncorp (RAPT4) e Frasle (FRAS3) retomam operações presenciais

  Publicado às 21h17   A Frasle Mobility (FRAS3) e a Randoncorp (RAPT4) informaram neste…

5 de maio de 2024

Três Tentos (TTEN3): indústrias de Ijuí e Cruz Alta no RS seguem operando normalmente

Publicado às 21h12   A Três Tentos (TTEN3) informou neste domingo, 5, que, apesar do…

5 de maio de 2024

Caixa Seguridade, Eletrobras, Inter, Vamos e CSU pagam provento nesta semana. Veja a agenda:

  Publicado às 18h02 Atualizado às 20h30 com correção na data da Mitre: é segunda,…

5 de maio de 2024

Notícia da Vale, Zamp, Inter, Irani, agenda de divulgação de resultados na semana e estudo de ações

  Publicado às 11h59   Estudo de ações da Bolsa Assista ao estudo Ibovespa, Vale3,…

5 de maio de 2024