Atualizado às 17h19min
O Ibovespa fechou em baixa nesta sexta-feira (-0,45%) aos 73 mil 078 pontos pressionado por Vale e Petrobras.
Os investidores acompanharam com expectativa o pregão nesta sexta-feira, 8, para ver se o índice iria romper o topo histórico em 73 mil 920, registrado em 20 de maio 2008. A máxima histórica de fechamento foi 73 mil 516 pontos também em 2008.
O destaque de queda do Ibovespa foi Gerdau (GGBR4) -5,3% e Metalúrgica Gerdau (GOAU4) -4,3%
Conforme noticiou o Valor Econômico, a siderúrgica negou qualquer pleito ou conduta irregular por parte da Gerdau ou de Jorge Gerdau Johannpeter na Medida Provisória nº 627, que trata da bitributação das empresas multinacionais brasileiras. A empresa se defendeu após a retirada do sigilo de um inquérito em que o senador Romero Jucá é acusado de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro por favorecer o grupo Gerdau em uma medida provisória, em troca de doação eleitoral. O parlamentar e Jorge Gerdau, acusado de corrupção ativa, serão notificados a se manifestar em até duas semanas.
Vale (VALE5) teve baixa de mais de 4% com o minério de ferro fechando em queda na China.
As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) caíram 2%.
Eletrobras (ELET3) liderou os ganhos do Ibov com valorização de 3,3%.
Natura (NATU3) esteve entre os maiores ganhos com alta de 2,1% após a empresa concluir a aquisição da The Body Shop.
JBS (JBSS3) também esteve entre as maiores altas (+2,7%) com a pressão cada vez maior para que os irmãos Batista deixem o comando da empresa.
No radar do mercado estiveram os desdobramentos da revelação dos áudios que podem levar a anulação da delação premiada de Joesley Batista e executivos da JBS.
Ontem Joesley foi ouvido Procuradoria-Geral da República, em Brasília para para esclarecer o teor das conversas gravadas.
Nesta sexta vai ser ouvido no Rio de Janeiro o ex-procurador Marcelo Miller, que participou do acordo de delação.
O jornal o Globo informa nesta sexta que o Procurador-Geral, Rodrigo Janot, deverá anular os benefícios concedidos a Joesley e deve pedir a prisão do empresário. Ainda segundo o jornal, o ministro do STF, Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, estaria disposto a determinar detenção do dono da JBS e Ricardo Saud.
A PGR suspeita que Miller tenha atuado como agente duplo.
Também está no radar, a prisão preventiva de Geddel. A polícia cumpriu a ordem de prisão na manhã desta sexta-feira, 8, em Salvador. Ele estava em prisão domiciliar.
O proprietário do apartamento em que a Polícia Federal encontrou R$ 51 milhões atribuídos ao ex-ministro de Temer, confirmou o empréstimo do imóvel a Geddel.
Em âmbito internacional, é destaque um terremoto que deixou vários mortos no México e a chegada do furacão Irma aos Estados Unidos.
Na China foi divulgado o resultado das importações e exportações. As importações subiram mais que o esperado (13,3% em relação ao ano anterior). Já as exportações desaceleraram (alta de 5,5% em relação ao ano anterior).
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…