Não deixe de ler

Ibovespa fecha em queda e abaixo dos 75 mil pontos

Atualizado às 17h30min

 

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira. O movimento de realização de lucros levou índice a baixa de 1,25% aos 74 mil 443 pontos.

Os investidores aproveitaram para realizar os lucros em meio à escalada da tensão verbal entre EUA e a Coreia do Norte. O ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, declarou que as ofensas do presidente americano contra o líder norte-coreano Kim Jong Un, tornaram um ataque com mísseis contra os EUA “inevitável”. Ele também chamou Trump de “transtornado mental”. Pelo Twitter Trump revidou escrevendo: “eles não estarão por aí por muito mais tempo”.

Nesta segunda-feira o ministro Ri disse que a Coreia do Norte tem o direito de tomar medidas contra os EUA após Washington “ter declarado guerra” a seu país.

Usiminas (USIM5) foi um dos papéis que mais sofreram com a queda do Ibovespa. As ações da siderúrgica lideraram as perdas com queda de 12,4%. A correção ocorre depois de o papel subir 19% este mês e 100% no ano.

CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e Vale (VALE3) também tiveram quedas. A desvalorização de ações do setor siderúrgico e de mineração foi impactada também por causa da baixa do minério de ferro na China.

Rumo (RAIL3) liderou os ganhos no Ibovespa com alta 2,7%.

Petrobras (PETR4, PETR3) teve alta com o barril WTI fechando com forte valorização em meio ao aumento da instabilidade no Iraque com o Curdistão Iraquiano realizando um referendo de independência.

Maiores altas do Ibovespa

Maiores quedas do Ibovespa

 

Na política, o mercado acompanha o trâmite da votação da denúncia contra o presidente Michel Temer. O presidente da casa, Rodrigo Maia, disse que pretende votar o tema já em outubro, porque essa pauta tranca outras como a reforma da Previdência.

No radar também está o fim da votação da reforma política pela Câmara. Faltam votar três destaques antes da PEC seguir para o Senado. Uma nova sessão foi marcada para a concluir a análise do tema na terça-feira, 26. Para o sistema entrar em vigor nas próximas eleições, a PEC precisa ser votada pelo Senado e ser promulgada até o dia 7 de outubro, um ano antes das eleições de 2018.

 

 

Sua opinião é importante

Se você viu algum erro na reportagem ou se quiser fazer um comentário (sugestão, crítica) para que possamos aprimorar nosso serviço, escreva para reportagem@financenews.com.br

Published by
Redação

Recent Posts

Eventos no radar do mercado nesta semana

  Publicado às 21h41   Eventos no radar do mercado nesta semana  B3 não funciona…

22 de dezembro de 2024

BB, Petrobras, Copel, Cemig, BR Partners e outras companhias pagam provento esta semana. Confira:

  Publicado às 17h34   Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…

22 de dezembro de 2024

Notícia da Positivo, Gafisa, Eletrobras, Telefônica, Oi, JHSF, Banco ABC, BB Seguridade e de outras companhias

  Publicado às 10h16   Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…

22 de dezembro de 2024

Estudo do Ibov, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3 e de Mrve3

  Publicado às 23h20   Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…

22 de dezembro de 2024

CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo

Publicado às 19h09   Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…

21 de dezembro de 2024