Petrobras informou nesta terça-feira, 15, que sua produção total de petróleo e gás natural, em julho, foi de 2,74 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,63 milhões boed produzidos no Brasil e 114 mil boed no exterior.
A produção média de petróleo no país foi de 2,12 milhões de barris por dia (bpd), volume 3,3% inferior ao de junho. Esse resultado se deve, principalmente, à parada programada da plataforma P-58, que opera nos campos de Jubarte, Baleia Anã, Baleia Azul e Baleia Franca, na Bacia de Campos.
Já a produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 80 milhões de m³/d, 0,4% abaixo do mês anterior.
Em julho, a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras (parcela própria e dos parceiros) na camada pré-sal foi de 1,61 milhão bpd, volume 4,3% inferior em relação ao mês anterior. Esse resultado se deve, principalmente, à parada programada da P-58.
A produção de petróleo nos campos do exterior foi de 65 mil bpd em julho, em linha com o mês anterior. A produção de gás natural foi de 8,4 milhões de m³/d, 2,9% acima do volume produzido em junho. Esse aumento foi consequência, principalmente, da maior demanda de gás boliviano.
A Transdata Transportes formulou pedido de falência da OSX CN, subsidiária da OSX Brasil (OSXB3). A OSX, empresa em recuperação judicial, afirmou que OSX CN vem apresentando propostas para a Transdata, por meio de negociações extrajudiciais. “A companhia informa que está avaliando as medidas a serem tomadas com respeito ao pedido de falência”, destacou a empresa naval.
A Companhia Paranaense de Energia – Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) informou que a Fitch Ratings atribuiu o Rating Nacional de Longo Prazo de ‘AA-(bra)’ para Copel e suas subsidiárias integrais (Copel Distribuição, Copel Geração e Transmissão e Copel Telecomunicações), com perspectiva estável. Segundo o press release da agência, os ratings da Copel e de suas subsidiárias se apoiam na forte geração de fluxo de caixa operacional e na adequada flexibilidade financeira do grupo, que tem comprovado acesso ao mercado de capitais.
A análise reflete, ainda, a atuação do grupo como empresa integrada de energia, com importantes ativos de geração, transmissão e distribuição. Ainda, segunda a agência, o rating da companhia, que nos últimos 6 anos foi de ‘AA+’, foi revisado em decorrência do perfil de crédito consolidado da Copel e do aumento gradual da alavancagem financeira do grupo.
A Brasiliana Participações e AES ELPA (AELP3) informaram que a administração da Brasiliana Participações estuda a possibilidade e conveniência de submeter à CVM pedido de cancelamento de registro de companhia aberta da AES Elpa, em função do número reduzido de ações em circulação, da baixa liquidez das ações no mercado secundário e da ausência de operações após a recente reorganização societária que envolveu as companhias e a Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo.
“O estudo está em andamento e, portanto, ainda não há decisão definitiva sobre a efetivação ou não desse pedido”, informaram as empresas em fato relevante nesta terça-feira”.
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSNA3) informou em fato relevante nesta terça-feira, 15, que não disponibilizará as Informações Trimestrais referentes ao segundo trimestre de 2017 no prazo previsto.
O motivo é que a companhia ainda está trabalhando com seus auditores externos para concluir a revisão das Demonstrações Financeiras referentes ao exercício social findo em 31 de dezembro de 2015, bem como para o fechamento das Demonstrações Financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2016, o que impacta os saldos de abertura das demonstrações financeiras de 2017.
“A companhia está envidando os melhores esforços para divulgar suas demonstrações financeiras e informações trimestrais o mais breve possível. Tão logo haja uma definição sobre a data da conclusão dos trabalhos, o mercado será prontamente informado”, destacou a CSN.
A receita de vendas do comércio varejista brasileiro não apresentou variação em julho na comparação com o mesmo período do ano passado, descontada a inflação aplicada aos setores do varejo ampliado, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O resultado quebra uma série negativa de 23 meses consecutivos – o varejo vinha apresentando retração desde agosto de 2015 nesta base de comparação. Em junho, o índice havia registrado queda de 0,1%.
– 6h – PIB da Eurozona
– IGP-10 agosto
– 15h – ata da reunião do Fomc (Comitê que decide juros nos EUA)
– 6h – balança comercial Brasil
– 9h – Pnad Contínua
– IGP-M – 2° prévia de agosto
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…