MANCHETE SECUNDÁRIA

Planalto está preparado para possível nova denúncia contra Temer, diz Padilha

Os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Fazenda, Henrique Meirelles (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

 

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que o Palácio do Planalto está “preparado” para enfrentar uma possível nova denúncia a ser oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente Michel Temer. Segundo Padilha, os indicadores mostram que a economia está se descolando da política e, sob esse ponto de vista, deixa de ser impactada por notícias negativas.

“Se vier uma nova denúncia, por certo, estaremos preparados para, politicamente, enfrentá-la no que diz respeito ao campo político, e juridicamente, enfrentá-la, no campo jurídico. E a economia está descolada [da política]. Prova disso é que, neste segundo trimestre, tivemos o melhor desempenho em relação ao primeiro trimestre. E no terceiro, temos vários indicadores que estão superando os do segundo também. Ou seja, estamos em ascensão. Na política, também teremos que dar o tratamento que o caso, se vier, merecer”, disse o ministro. Ele reiterou que o governo vem retomando a confiança dos diversos atores econômicos.

No início deste mês, a Câmara dos Deputados negou o prosseguimento da denúncia contra  Temer oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pelo crime de corrupção passiva. A investigação tem como base a delação premiada do dono do grupo JBS, Joesley Batista. Há a expectativa, no entanto, de que Janot denuncie Temer por outros crimes mencionados no pedido de abertura de inquérito feito em junho, como obstrução de Justiça.

Padilha concedeu entrevista após participar de reunião ministerial conduzida pelo presidente Michel Temer, que amanhã (29) viajará para a China. Durante a reunião, Temer pediu aos ministros um levantamento das ações de cada pasta desde que ele assumiu a Presidência da República, e anunciou a intenção de retomar os encontros setoriais com seus auxiliares.

“Confiamos na nossa base”

Padilha disse também que o Congresso Nacional tem sido “grande parceiro” e “solidário” na aprovação de medidas importantes para o governo e que ele espera não ser diferente durante o período em que o presidente Michel Temer estiver em viagem fora do país. Temer embarca para a China nesta terça, 29, e retorna no dia 6 de setembro.

Padilha citou que entre os itens prioritários em tramitação no Congresso estão a votação do projeto de lei que propõe a alteração das metas fiscais de 2017 e de 2018 e a Medida Provisória (MP) 777/17, que cria a Taxa de Longo Prazo (TLP), em substituição a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). “O Congresso tem sido grande parceiro do governo e nesse momento certamente vai confirmar essa parceria”, disse o ministro-chefe da Casa Civil em entrevista a jornalistas, após o lançamento do Programa Nacional de Voluntariado, no Palácio do Planalto.

“Confiamos na nossa base, na parceria que temos com o Congresso Nacional e os projetos que são importantes para o governo. O Congresso sistematicamente tem nos ajudado a aprovar. Portanto, contamos com a aprovação dessas propostas”, acrescentou.

Denúncia Janot

Questionado sobre uma possível segunda denúncia a ser apresentada contra o presidente Michel Temer pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro disse que, caso surja, ela tem que estar bem fundamentada. “O Ministério Público tem uma missão a cumprir e o que se espera é que ele cumpra bem a sua missão. Nos estritos limites da lei”, disse.

Refis

Padilha disse ainda que a área econômica do governo está dialogando com deputados para que seja possível construir, ainda nesta semana, um acordo sobre o texto do novo Programa de Recuperação Fiscal (Refis). Segundo ele, é possível que haja prorrogação no prazo. “Estamos numa negociação com o Congresso num novo texto que possa vir a contemplar os interesses do governo e também atender os deputados que integram a comissão. Vamos com isso, quem sabe, ter prorrogação de prazo. Mas por enquanto é uma hipótese, não é uma certeza”, disse.

Informações da Agência Brasil

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Notícia da Petrobras, Tenda, Multiplan, Copel, Taesa e outros destaques

  Publicado às 21h25   Notícias corporativas: Petrobras informa detalhes do novo Plano de de…

18 de novembro de 2024

Multiplan (MULT3) inaugura a 3ª e maior expansão do ParkShoppingBarigüi

  Publicado às 21h10   A Multiplan (MULT3) anunciou nesta segunda-feira, 18, a inauguração da…

18 de novembro de 2024

Petrobras informa detalhes do novo Plano de de Negócios e ações fecham em alta nesta segunda, 18

  Publicado às 21h03   As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam com ganhos de…

18 de novembro de 2024

Taesa (TAEE11): Ibama concede licença de instalação para mais um trecho do empreendimento Tangará

  Publicado às 19h   A Transmissora Aliança de Energia Elétrica - Taesa (TAEE4, TAEE11)…

18 de novembro de 2024

JP Morgan eleva participação na Tenda (TEND3)

  Publicado às 19h14   O JP Morgan elevou participação na Tenda (TEND3). A informação…

18 de novembro de 2024