MANCHETE SECUNDÁRIA

Marcada nova sessão do Congresso para terminar de votar vetos

Brasília – O presidente do Senado, Eunício Oliveira, preside sessão do Congresso Nacional para analisar e votar vetos presidenciais (Valter Campanato/Agência Brasil)

 

O presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, encerrou a sessão conjunta do Senado e Câmara dos Deputados após a votação de oito vetos presidenciais, sendo que apenas um foi derrubado pelos parlamentares. A votação dos vetos restantes ficou para esta quarta, 30, por falta de quórum, pois o plenário começou a se esvaziar após dez horas de sessão.

A votação dos vetos presidenciais teve por objetivo limpar a pauta do Congresso para abrir caminho para a aprovação da meta, assim que ela for votada na CMO. Ao encerrar os trabalhos desta terça-feira, Eunício Oliveira incluiu o projeto que altera a meta fiscal na pauta da mesma sessão em que o Congresso Nacional analisará os vetos ainda não apreciados. A sessão nesta quarta-feira começa às 13h.

Vetos mantidos

Entre os vetos presidenciais mantidos, os parlamentares votaram pela dispensa da exigência de diploma para a profissão de designer de interiores, pela continuidade da indicação do diretor presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) com o aval apenas do presidente da República  e pelo impedimento de dispositivos da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017 que tratavam de aumento de despesas.

O Congresso também preservou veto integral a projeto de lei do Senado que mantinha, por tempo indeterminado, a suspensão das atividades de estabelecimentos envolvidos na falsificação, adulteração ou alteração de medicamentos e cosméticos.

Ficou mantido ainda o veto à proibição do uso de comenda para controle de consumo de clientes em boates. O Congresso manteve também o veto a 18 trechos da Lei de Migração, entre eles o que anistia imigrantes que entraram no Brasil até 6 de julho de 2016 e os que fizerem o pedido até um ano após o início de vigência da lei.

A votação do veto Lei do Cartão Reforma, suspendendo a reserva de 20% dos recursos do programa a famílias da zona rural, foi motivo de tumulto na sessão. Após uma votação em que o veto foi mantido, a oposição se queixou de que esta foi encerrada pelo senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que substituía Eunício, antes que os líderes partidários tivessem feito o encaminhamento para suas bancadas.

Após suspender a sessão para acalmar os ânimos, Eunício Oliveira permitiu que os líderes que ainda não haviam falado se manifestassem e refez a votação, sendo que o veto, outra vez, foi mantido.

Jovens aprendizes

No único veto derrubado, os parlamentares permitiram que empresas contratantes de jovens aprendizes inscrevam até 10% da sua cota de jovens em cursos de prestação de serviços de infraestrutura esportiva.

O Congresso Nacional analisava o nono veto quando o quórum começou a diminuir. O veto à lei que prorrogou e relicitou contratos de parceria entre governo e setor privado nos setores rodoviários, ferroviário e aeroportuário foi rejeitado pelos deputados mas ainda não foi votado pelos senadores.

Informações da Agência Brasil

 

 

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Tribunal de Justiça de SP suspende liminar que embargava empreendimento da JHSF (JHSF3)

Publicado às 16h14   O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu o…

18 de maio de 2024

Confira as companhias que divulgaram informações sobre JCP e dividendos na semana

  Publicado às 0h01 Atualizado às 10h   A seguir confira as companhias que divulgaram…

18 de maio de 2024

Enauta (ENAT3) avança na campanha de instalação submarina

  Publicado às 21h28   A Enauta Participações (ENAT3) informou após o fechamento do mercado…

17 de maio de 2024

Grupo Mateus (GMAT3) inaugura supermercado em São Luís

  Publicado às 21h27   O Grupo Mateus (GMAT3) divulgou nesta sexta-feira, 17, a inauguração…

17 de maio de 2024

S&P atribui ao Bmg (BMGB4) rating ‘brA’ com perspectiva ‘estável’

  Publicado às 21h10   A agência S&P atribuiu para o banco Bmg (BMGB4) rating…

17 de maio de 2024

Novonor condendada a indenizar a Braskem em mais de R$ 8 bilhões, diz site

  Publicado às 21h08   O site Brazil Journal reportou nesta sexta-feira que o Tribunal…

17 de maio de 2024