Ibovespa futuro abre em baixa
Atualizado às 9h25min
O Ibovespa futuro (INDV17 – com vencimento para 18 de outubro) abriu em baixa. No horário acima caía 0,43% aos 69 mil 210 pontos. Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Em âmbito interno, destaque para o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O IBC-Br teve crescimento de 0,25% no segundo trimestre de 2017 em relação aos três primeiros meses do ano. O dado foi divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira.
Com relação às commodities, o preço do barril de petróleo (WTI) tem leve baixa. Já os contratos futuros do minério de ferro tiveram forte valorização de 5%.
No Brasil, as atenções se voltam para as reformas e também para as medidas do pacote de austeridade fiscal do governo. Das 11 medidas propostas pelo governo para economizar mais e aumentar a arrecadação, 9 dependem do aval do Congresso.
O jornal Folha de S. Paulo afirma que a base no Congresso pretende usar a discussão das medidas de ajuste fiscal para cobrar cargos e verbas.
Já o jornal O Globo informa nesta quinta-feira que, segundo a diretora da S&P, Lisa Schineller, ‘há uma janela estreita para aprovar reformas’ e que o Brasil precisa mudar a Previdência antes da campanha eleitoral, ou nota do país pode piorar.
Leia também
Eletrobras terá de devolver R$ 2,99 bi e outros destaques
Maia adia para próxima terça votação da PEC que altera regras para eleições