Braskem: ‘nenhum acordo definitivo foi firmado’
Em comunicado ao mercado nesta terça-feira, 29, a Braskem (BRKM3, BRKM5 e BRKM6) informou que, nesta data, foi protocolada pelos autores da ação coletiva movida na Justiça dos Estados Unidos (class action), em comum acordo com a Braskem, petição requerendo a alteração do cronograma previamente acordado, uma vez que as partes estão engajadas em tratativas para a negociação de um acordo para encerrar referida ação.
A Braskem ressaltou, porém, que nenhum acordo definitivo foi firmado ou apresentado à Corte Americana até a presente data, sendo os termos da negociação ainda confidenciais. Qualquer acordo definitivo que possa ser fechado entre as partes estará sujeito a diversas condicionantes, incluindo a sua homologação judicial.
A empresa é o braço petroquímico da Odebrecht, que detém 50,1% do capital votante da companhia e 23% das preferenciais (com 38% do total), enquanto a Petrobras tem 47% das ações ordinárias e 22% das preferenciais (36% do total).
A empresa petroquímica, que também foi alvo da Lava Jato, teve em junho passado, homologado o acordo de leniência firmado com o Ministério Público Federal. Essa decisão é uma etapa importante para posterior homologação do acordo global firmado pela Braskem com autoridades dos Estados Unidos, Suíça e Brasil, no qual a companhia se comprometeu a pagar US$ 960 milhões.