Ibovespa futuro opera em alta

20 de julho de 2017 Por Redação

Atualizado às 9h30min

O Ibovespa futuro (INDQ17 – com vencimento para agosto) abriu em leve alta. No horário acima subia 0,21% aos 65 mil 800 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Com relação às commodities, o minério de ferro no porto de Qingdao, na China, teve forte queda de mais de 3%. Já o petróleo tem leve alta.

Os investidores internacionais aguardam para daqui a pouco a entrevista coletiva de Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu, sobre os rumos do programa de estímulos da economia europeia.

No radar dos investidores nesta quinta-feira, 20, está a decisão do ex-publicitário, condenado no mensalão, Marcos Valério, de fazer delação premiada no caso conhecido como mensalão tucano, envolvendo políticos do PSDB.

Ainda na política, a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, informou que advogados de Eduardo Cunha fazem nesta semana uma nova rodada de negociações com a Procuradoria-Geral da República para tentar fechar um acordo de delação. A coluna ressalta que os investigadores “têm jogado duro com Cunha” e que o ex-parlamentar reorganizou o material com denúncias, cujo foco é o presidente Michel Temer e seus principais aliados no Planalto.

O jornal O Globo afirma que Michel Temer intensificou a troca de cargos por votos contra a denúncia de corrupção, que deve ser votada no plenário da Câmara dia 2 de agosto.

Em âmbito externo destaque para a decisão do PBoC, o banco central chinês, que injetou outros 60 bilhões de yuans, o equivalente a 8,9 bilhões de dólares no mercado monetário nesta quinta-feira. Já o Banco do Japão reduziu as projeções de inflação e manteve os estímulos de política monetária inalterados, o que enfraquece o iene ante o dólar e favorece ações do setor de exportação.