MANCHETE 3

Segundo trimestre começa com atividade econômica em alta, diz Serasa Experian

 

O desempenho do Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica para o mês de abril de 2017 avançou 0,2%, já considerados os ajustes sazonais. No entanto, de acordo com o serviço de consultoria, em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve recuo de 0,2% na atividade econômica. Com relação ao acumulado do ano até abril, a Serasa Experian informa, em nota divulgada nesta segunda, 19, que a retração da atividade econômica chegou a 0,3% em relação ao período acumulado de janeiro a abril de 2016.

Para os economistas da Serasa Experian, o segundo trimestre deste ano abriu com a atividade econômica em alta, seguindo o desempenho do primeiro trimestre. “[A atividade econômica] está impulsionada pela tendência de queda da inflação e das taxas de juros, bem como do ligeiro aumento do grau de confiança tanto dos consumidores quanto das empresas”, avaliam os especialistas da Serasa.

De acordo com a entidade, pelo lado da oferta agregada, os destaques positivos da atividade econômica em abril deste ano foram as altas de 0,8% na atividade industrial e de 0,3% no setor de serviços. Já a atividade agropecuária, depois de altas expressivas ao longo do primeiro trimestre deste ano, exibiu recuo de 0,4% em abril. A oferta agregada é a quantidade de bens e serviços que as empresas oferecerem.

Já demanda agregada do último abril contemplou altas de 0,3% no consumo das famílias, de 0,9% nos investimentos e de 1,3% nas exportações. Mas houve queda de 0,7% no consumo do governo e aumento de 1,2% das importações. A demanda agregada é o total de bens e serviços na economia que será adquirido em todos os níveis de preços.

A atividade agropecuária acumula taxa de crescimento bastante expressiva no acumulado do primeiro quadrimestre deste ano: 15,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Já a indústria e o setor de serviços ainda apresentam quedas de 1,8% e de 1,6%, respectivamente.

Ainda em relação ao acumulado dos primeiros quatro meses deste ano, praticamente todos os componentes da demanda agregada recuaram: consumo das famílias (-1,6%), consumo do governo (-1,7%), investimentos (-4,5%), exportações (-0,2%) e as importações, que entram com sinal negativo no Produto Interno Bruto (PIB), cresceram 6,6%.

 

Informações da Agência Brasil

 

 

Published by
Redação

Recent Posts

Notícia do IRB, Eternit, BB, Inter, Eneva, Armac e da Petrobras

  Publicado às 21h34   Notícias corporativas IRB (IRBR3) anuncia que irá divulgar resultado do…

24 de julho de 2024

IRB (IRBR3) anuncia que irá divulgar resultado do 2T24 em 14/08

  Publicado às 21h05   O IRB (IRBR3) anunciou nesta quarta-feira, 22, que vai divulgar…

24 de julho de 2024

Petrobras informa sobre precificação do resgate de títulos globais

  Publicado às 20h48   A Petrobras (PETR3, PETR4) informou na noite desta quarta-feira, 24,…

24 de julho de 2024

Eternit (ETER3): MP de SP não se opôs ao encerramento da RJ

Publicado às 20h44   O Ministério Público do Estado de São Paulo se manifestou não…

24 de julho de 2024

Eneva (ENEV3) celebra contrato de suprimento de gás natural com a Copergás

Publicado às 20h28   A Eneva (ENEV3) celebrou contrato para fornecimento de gás natural com…

24 de julho de 2024

Banco Inter se torna titular de 100% das ações representativas do capital social da Granito

  Publicado às 20h23   O Inter&Co (INBR32) informou nesta quarta-feira, 24, que todas as…

24 de julho de 2024