Prumo celebra termo de compromisso com a BP Energy
A Prumo Logística (PRML3) afirmou em Fato Relevante nesta segunda, 26, que juntamente com sua subsidiária integral Gás Natural Açu celebrou um termo de compromisso com a BP Energy Company, o qual estabelece condições preliminares e não vinculantes, assim como um período de exclusividade, para negociação da aquisição, pela BP, de 30% do capital da GNA, holding controladora da GNA Infraestrutura, subsidiária da GNA a ser oportunamente constituída.
O termo de compromisso celebrado com a BP prevê, ainda, a negociação de aquisição pela BP, no percentual de 50%, em outra sociedade a ser constituída, que será responsável pelos contratos de compra e venda de energia.
A Prumo também celebrou um termo de compromisso com a Siemens AG estabelecendo condições preliminares não vinculantes, assim como um período de exclusividade, para a negociação de aquisição, pela Siemens, de 33% do capital da GNA Infraestrutura.
Segundo a Prumo, o acordo regula a aquisição, no percentual de 33%, no terminal de importação de GNL e na UTE GNA I, sociedade que desenvolverá a primeira termelétrica no Açu Gás Hub. Após a sua constituição, a GNA Infraestrutura será responsável pelo desenvolvimento dos projetos de infraestrutura do Açu Gás Hub, tais como um terminal de importação de GNL, termoelétricas a gás, instalação de unidade de processamento de gás natural e outras infraestruturas relacionadas.
De acordo com o termo de compromisso, a BP se comprometerá a fornecer GNL para operações comerciais da UTE GNA 1, enquanto o segundo termo de compromisso seleciona a Siemens como a fornecedora exclusiva de equipamentos de geração e transmissão de energia e serviços de longo prazo para a UTE GNA 1.
A Prumo enfatizou que a futura execução de acordos definitivos com a BP e a Siemens, fornecedoras de classe mundial e desenvolvedoras de tecnologia de ponta, “será um passo importante para a implementação do Terminal de GNL, a primeira usina de ciclo combinado no Porto do Açu e o desenvolvimento do Açu Gás Hub”.
A Prumo também informou nesta segunda que junto com o Port of Antwerp International decidiram prorrogar até 25 de julho de 2017 o período de exclusividade para avaliar uma potencial parceria.
Segundo a companhia, as discussões no âmbito do acordo preliminar celebrado em 20 de abril de 2017 “evoluíram e um potencial acordo de serviços de consultoria combinado com uma participação minoritária na Porto do Açu Operações poderá incluir certos direitos de governança a serem concedidos ao Port of Antwerp, como o direito de indicar um membro para o Conselho de Administração da Açu Operações, bem como a nomeação de até 4 executivos para promover o desenvolvimento comercial e operacional da Açu Operações”.