Ibovespa fecha em alta com ajuda de Vale e Embraer
Atualizada às 17h31
O Ibovespa fechou em alta nesta segunda-feira de 0,63% em 62 mil e 14 pontos.
Embraer (EMBR3) subiu mais de 4%. Em entrevista à Tv Bloomberg o CEO da Embraer, Paulo Cezar Silva, afirmou que vê potencial para 600 encomendas das aeronaves E2, incluindo pedidos firmes, memorando de entendimentos e cartas de intenções. Além disso, a empresa anunciou que suas afiliadas assinaram acordo para avaliarem novas oportunidades na área de segurança.
Outro destaque positivo do Ibovespa foi Vale. As ações preferenciais (VALE5) subiram 1,8% e as ordinárias (VALE3) 3,2%. O minério de ferro spot na China (Qingdao) teve alta de quase 2%.
Os papéis da JBS (JBSS3) lideraram as perdas do Ibovespa com queda de 4%.
Maiores altas do Ibovespa
Maiores quedas do Ibovespa
Foi destaque corporativo
Produção da Petrobras cresce em maio
Petrobras informou nesta segunda, 19, que sua produção total de petróleo e gás natural, em maio, foi de 2,80 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,68 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed no exterior. A produção média de petróleo no país foi de 2,18 milhões de barris por dia (bpd), volume 3,9% superior ao de abril. Leia mais aqui.
Cosan
A Cosan (CSAN3) comunicou que a proposta apresentada pela Raízen Energia, joint venture formada entre a Cosan e a Shell, para a aquisição das usinas de Santa Cândida e Paraíso, foi considerada vencedora.
A proposta vencedora feita pela Raízen foi de R$ 823 milhões e considera apenas as duas unidades produtivas da UPI Tonon, sem sucessão de dívidas e obrigações do Grupo Tonon. A Tonon está recuperação judicial. As duas usinas estão localizadas no estado de São Paulo nos municípios de Bocaina e Brotas, região onde a Raízen já atua, e juntas possuem uma capacidade de moagem anual de aproximadamente 5,5 milhões de toneladas de cana. Se concluída a operação, a Raízen espera operar com uma capacidade total de moagem de aproximadamente 73 milhões de toneladas de cana por ano.
BB
Após a notícia do jornal Valor Econômico, que afirmou que juiz Sergio Moro autorizou abertura de inquérito para apurar pedidos de propina feitos ao Grupo Odebrecht por Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras, o Banco do Brasil (BBAS3) prestou esclarecimentos à Comissão de Valores Mobiliário e à Bovespa.
O BB afirmou que não seria possível atestar a veracidade das informações veiculadas nas notícias divulgadas.
“Desde abril passado, quando ocorreu a primeira veiculação dos depoimentos prestados por colaboradores da Odebrecht, no âmbito da Operação Lava-Jato, nos quais foi citado o nome do ex-presidente do Banco do Brasil, Sr. Aldemir Bendine, a Auditoria Interna da Companhia, por solicitação do seu Conselho Diretor, vem apurando os supostos fatos referidos nos depoimentos e nas notícias divulgadas pela imprensa”, declarou a instituição.
Eldorado
A Eldorado Brasil Celulose afirmou que foi informada que sua controladora J&F Investimentos assinou acordo de confidencialidade com a Celulosa Arauco Y Constitucion para análise de eventual transação envolvendo a companhia.
Desde a divulgação da delação dos irmãos Joesley e Wesley Batista, integrantes da família que controla a holding, o mercado especula a venda de empresas controladas pela J&F, como a Eldorado.
Relatório Focus
As instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central no relatório Focus, reduziram a estimativa para o Produto Interno Bruto deste ano e de 2018. A previsão para o PIB (Produto Interno Bruto) passou de 0,41% para 0,40% em 2017. Para 2018 passou de 2,30% para 2,20%. Veja mais dados clicando aqui.
Agenda do mercado
Terça, 20
– primeira turma do STF julga pedido de prisão de Aécio Neves (PSDB)
Quarta, 21
– 11h30 – estoques do petróleo nos EUA
– 13h30 – fluxo cambial estrangeiro
Quinta, 22
– 8h30 – Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação
Sexta, 23
– 9h – IPCA – 15 junho
Queremos te ouvir
Se você viu algum erro na reportagem ou se quiser fazer um comentário (sugestão, crítica) para que possamos aprimorar nosso serviço, escreva para [email protected]