Tesouro Nacional vai vender ações do BB no Fundo Soberano

5 de maio de 2017 Por Redação

untitled

 

O Banco do Brasil (BBAS3) informou em Fato Relevante nesta sexta-feira que a Secretaria do Tesouro Nacional determinou resgatar cotas do Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização (FFIE).

Na prática, essa medida resultará na venda de ações do Banco do Brasil no Fundo Soberano.

No Fato Relevante o Banco explica que “resultará na necessidade de alienar as ações do BB em um programa prolongado de vendas, sujeito às condições de mercado, a ser realizado ao longo de até 24 meses”.

A instituição financeira afirma no documento que a “Secretaria do Tesouro Nacional recomenda à BB DTVM, respeitadas suas prerrogativas e responsabilidades de gestora do FFIE, que envide os melhores esforços para alienar as ações do BB da forma mais neutra possível em termos de impacto no preço do ativo, com o objetivo de assegurar liquidez em sua carteira compatível com a intenção de resgate de cotas”.

A BB DTVM, subsidiária integral do BB, é gestora do Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização, cujo único cotista é o Fundo Soberano do Brasil.

O Fundo Fiscal de Investimentos e Estabilização compõe o grupo de acionistas controladores do Banco do Brasil, detendo 3,67% do seu capital social, o que corresponde a 105 milhões e 024 mil ações.

Em nota, o Ministério da Fazenda afirmou que a recomendação está alinhada com o anúncio de 24 de maio de 2016 de que a venda de participações do Fundo Soberano do Brasil ocorreria ao longo dos próximos anos.

O Fundo Soberano foi criado após o anúncio do programa de exploração do pré-sal com objetivo de funcionar como uma espécie de poupança com o excedente do superávit primário. Entre as finalidades apresentadas para justificar sua criação estavam a proteção da economia brasileira contra crises, a formação de poupança pública e a promoção de investimentos em ativos no Brasil e no exterior.

O fundo foi formado em 2008 com sobras do superávit primário equivalentes a 0,5% do Produto Interno Bruto.