Goldfajn diz que BC trabalha para manter funcionalidade do mercado

19 de maio de 2017 Por Redação
Brasília - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, participa do encerramento do 2º Fórum de Cidadania Financeira (Wilson Dias/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn (Wilson Dias/Agência Brasil)

 

O presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, disse que a autoridade monetária está trabalhando para manter a funcionalidade do mercado.

“Estamos fazendo nosso papel de manter a funcionalidade do mercado trabalhando de forma serena, de forma firme, usando os instrumentos que a gente tem. Nós estivemos intervindo no mercado de swaps [leilão de dólares] em coordenação com o Ministério da Fazenda e o Tesouro Nacional, que anunciou alguns leilões. Estamos trabalhando para atravessar esse período”, disse.

O presidente do BC não quis comentar possíveis efeitos da atual crise política sobre a Selic, taxa básica de juros da economia, atualmente em um ciclo de queda e que caiu um ponto percentual, para 11,25%, na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em abril.

“A questão que estamos trabalhando hoje não tem relação mecânica e direta com a política monetária. A política monetária é uma decisão que será tomada nas reuniões ordinárias do Copom, baseada nos objetivos tradicionais do comitê”, disse Goldfajn. A próxima reunião do comitê ocorre em 30 e 31 de maio.

 

Informações da Agência Brasil