Fitch: rating da Eletropaulo reflete moderada alavancagem e forte liquidez
A Fitch, uma das principais agências de classificação de risco do mundo, elevou o rating da Eletropaulo de ‘A+(bra)’ para ‘AA-(bra)’. “Os ratings da companhia “refletem sua moderada alavancagem, a forte liquidez e o alongado perfil de amortização da dívida”, afirma em nota.
Ainda de acordo com a agência, a empresa se favorece do perfil de risco conservador de seus negócios e da exclusividade na distribuição de energia em sua área de concessão, a região metropolitana da Grande São Paulo.
A expectativa da Fitch de fluxo de caixa livre (FCF) negativo nos próximos dois anos limita os ratings da Eletropaulo.
A agência disse que acredita que a alavancagem líquida da Eletropaulo permanecerá em patamares moderados, entre 2,5 vezes e 3,5 vezes, nos próximos três anos.
Em 2016, a companhia reportou índice dívida total/EBITDA de 4,5 vezes, enquanto a relação dívida líquida/EBITDA foi de 3,1 vezes, frente a 3,8 vezes e 3,2 vezes, respectivamente, em 2015. Os cálculos da Fitch não incorporam o R$ 1,3 bilhão da dívida relativo a obrigações com o fundo de pensão, que estão incluídos nos covenants financeiros da companhia.
De acordo com a agência, a geração de caixa operacional da Eletropaulo pode se beneficiar da retomada do consumo de energia em sua área de concessão, com crescimento em torno de 1,2% em 2017.