A candidata de extrema direita, Marine Le Pen, da Frente Nacional, e o centrista Emmanuel Macron, do Em movimento!, vão para o segundo turno das eleições na França.
Segundo estimativa do instituto Ipsos-Sopra Steria publicada pelo jornal francês Le Monde, Emmanuel Macron ficou com 23,7% dos votos no 1º turno e Marine Le Pen, com 21,7%. Jean-Luc Mélenchon e François Fillon teriam ficado com 19,5%.
Le Pen defende em seu programa político, entre outras medidas, reduzir a imigração ilegal, reimplantar a idade mínima para aposentadoria para 60 anos em vez dos 62 atuais, e criar uma taxa adicional de 3% sobre importações de países que praticam concorrência desleal.
Já Macron promete suprimir 120 mil vagas de servidores, reduzir a proporção dos gastos públicos em relação ao Produto Interno Bruto, e implementar um plano de investimento de 50 bilhões de euros, entre outras medidas.
O segundo turno será realizado em 7 de maio.
Por que a eleição na França é importante ?
A França e a Alemanha são os dois pilares da União Europeia. A candidata Marine Le Pen já afirmou que, se eleita, vai convocar um plebiscito para que a população decida se quer ou não continua no bloco.
Uma possível saída da França da União Europeia, processo que está sendo chamado de “Frexit” em referência ao “Brexit” britânico, pode desencadear uma aversão ao risco incalculável na Europa, região onde muitos países, incluindo a França, ainda se recuperam da crise da dívida soberana.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…