Ibovespa fecha estável. Petrobras sobe após ter rating elevado pela Moody’s

10 de abril de 2017 Por Redação

Atualizado às 17h25

 

O Ibovespa fechou em leve alta nesta segunda-feira.

Petrobras (PETR4) subiu 1,6% com a valorização do barril de petróleo e com a elevação de seu rating pela agência de classificação de risco Moody’s. A queda da alavancagem e o menor risco de liquidez estão entre os motivos que a agência citou para elevar a nota da estatal de B2 para B1. A perspectiva passou de estável para positiva.

A Vale (VALE5) reduziu as perdas durante o pregão e fechou estável.

Lojas Renner (LREN3) e JBS (JBSS3) lideraram os ganhos. Já CSN (CSNA3) teve a maior queda do Ibovespa.

 

MAIORES ALTAS DO IBOVESPA

10a

 

MAIORES QUEDAS DO IBOVESPA

10b

 

 

FOI DESTAQUE NO SETOR CORPORATIVO

Decisão do Carf sobre fusão Itaú/Unibanco

Uma decisão do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) impôs uma derrota bilionária à Receita Federal. Por 5 votos a 3, o órgão decidiu que o banco Itaú (ITUB4) não tem de pagar R$ 25 bilhões em tributos pela fusão com o Unibanco. A maioria do conselho entendeu que a estrutura societária utilizada pelos dois bancos no processo de fusão, em 2008, foi legal. Mais detalhes dessa notícia aqui.

 

Fleury

A Fleury (FLRY3) informou que Adolpho Nunes de Souza Neto deixou o cargo de Diretor Executivo de Finanças e Relações com Investidores.

A companhia anunciou que passam a integrar sua estrutura, com aprovação e nomeação pelo Conselho de Administração, os novos diretores: Fernando Augusto Rodrigues Leão Filho, para o cargo de Diretor Executivo de Finanças, e Viviane Behar de Castro, para o cargo de Diretora de Relações com Investidores.

 

Azul

A Superintendência de Registro de Valores Mobiliários (SRE) da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) revogou a suspensão da oferta pública de distribuição primária e secundária de ações preferenciais de emissão da Azul.

De acordo com a autarquia, a empresa corrigiu as irregularidades encontradas.

Esta é a quarta tentativa da Azul de fazer a listagem na bolsa. A última, em 2015, foi abortada pelo cenário adverso do mercado.

 

BRF

A BRF (BRFS3) informou que foi autorizada a retomar as atividades em sua unidade de Mineiros, Goiás. Em nota a empresa afirmou que os trabalhos “devem ser reiniciados nos próximos dias”. O frigorífico estava interditado desde a deflagração da Operação Carne Fraca, no dia 17 de março deste ano. Na planta eram abatidos em média 115 mil frangos e 25 mil perus por dia.

 

Taesa

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica, Taesa, (TAEE11) informou que foi eleito Marco Antônio Resende Faria, Diretor Técnico, para acumular, interinamente, os cargos de Diretor Presidente e de Diretor de Desenvolvimento de Negócios.

 

Anima

A Anima Educação (ANIM3) afirmou que os acionistas Flavio Korn e Ryon Cassio Braga desvincularam-se dos dois acordos de acionistas arquivados na sede da companhia, firmados entre os Acionistas Originais em 23 de agosto de 2013 e entre os Acionistas Originais e o Península FIP em 23 de setembro de 2014.

O acionista Ryon Cassio Braga segue como membro do Conselho de Administração.

 

Embraer

A Embraer (EMBR3) comunicou que recebeu de sua acionista Tempo Capital Principal Fundo de Investimento de Ações correspondência formalizando a retirada de chapa alternativa ao Conselho de Administração da Companhia, cuja indicação foi comunicada ao mercado em 17 de março de 2017.

 

PDG

O jornal Estado de S. Paulo informa que o plano de recuperação da construtora PDG (PDGR3) prevê novo aporte de bancos.

Em reportagem, a publicação afirma que, para evitar falência, a companhia vai tentar negociar captação de novos recursos com bancos credores para finalizar obras em andamento. Cerca de 20 mil consumidores foram afetados pela crise empresa.

 

Tensão geopolítica

A escalada da tensão geopolítica no Oriente Médio continua. Neste fim de semana Rússia e Irã, países aliados do regime do presidente sírio Bashar al-Assad, advertiram que estão prontos para responder a qualquer agressão, após o ataque dos Estados Unidos contra uma base aérea síria, informou o site do jornal governamental sírio Tishrin.

 

Reforma de previdência

Segundo o Valor Econômico, após concessões, o Planalto recalcula apoio na Câmara para encaminhar a reforma da previdência. Depois de costurar alterações com o relator da reforma da Previdência na Câmara, Arthur Maia, o governo de Michel Temer vai reiniciar a partir desta semana a contagem para projetar quantos deputados pretendem votar pela aprovação da matéria.

 

Copom deve reduzir juros na quarta

Os investidores também vão ficar atentos nesta semana à reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O encontro para definir a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 12,25% ao ano, inicia na próxima terça-feira. O resultado da reunião será anunciado após o segundo dia do encontro, na quarta-feira.

 

Análise gráfica

Em vídeo o investidor e trader Leonel Lacerda estuda o gráfico semanal e diário do Ibovespa. Mostra os suportes e resistências do índice. Além disso, estuda o gráfico de Petrobras, Vale, Gerdau, Hypermarcas, Pão de Açúcar, Metalúrgica Gerdau, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Rumo. Acompanhe:

Estudo do Ibovespa, Petrobras, Vale, Banco do Brasil, Rumo, Itaú, Gerdau e outros papéis