Super-quarta: BC americano define juros e a repercussão da lista de Janot

15 de março de 2017 Por Redação

1057762-ebc_stf_07-12-2016-5542

 

A super-quarta

Dois eventos vão concentrar a atenção dos investidores nesta quarta-feira: o primeiro é a repercussão da lista de políticos que o procurador-geral Rodrigo Janot enviou ao Supremo. O outro é a decisão do Fomc (Comitê que decide a taxa de juros nos EUA) sobre os juros americanos. A expectativa do mercado é de aumento de 25 pontos-base. Esse anúncio é às 15h. Logo depois, às 15h30, ocorre a declaração da presidente do banco central dos EUA, Janet Yellen. Ela deve falar sobre as novas projeções para economia americana.

Além disso, ocorrem nesta quarta eleições legislativas na Holanda. Para analistas, essa eleição é um termômetro para outras que vão ser realizadas no continente, já que pode sinalizar o quanto os eleitores estão inclinados a colocar no poder partidos de extrema-direita.

 

Lula e Dilma na lista de Janot

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal 83 pedidos de abertura de investigação contra citados nas delações de ex-diretores da empreiteira Odebrecht. Os pedidos foram remetidos à Corte sob sigilo.

Extraoficialmente foi apurado que a Procuradoria Geral da República solicitou que o Supremo autorize abertura de investigações de pelo menos cinco ministros, seis senadores, além de ex-integrantes dos governos Lula e Dilma. Os nomes de Dilma e de Lula também estão na lista.

Confira os nomes aqui.

 

Produção de gás e petróleo da Petrobras cai em fevereiro

A Petrobras informou que sua produção total de petróleo e gás natural, em fevereiro, foi de 2,82 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,703 milhões boed produzidos no Brasil e 113 mil boed no exterior.

A produção média de petróleo no país foi de 2,20 milhões de barris por dia (bpd), volume 1% inferior ao de janeiro.

Leia a notícia completa aqui.

 

Rumo

A Comissão de Valores Mobiliários pediu à Rumo (Rail3) esclarecimentos sobre a notícia divulgada pelo Valor Econômico afirmando que a empresa vai avaliar propostas de investidores para fazer uma injeção de capital na malha sul.

A Rumo informou que “constantemente conduz estudos e avalia oportunidades dentro de seu plano de negócios”.

Segundo o Valor, o plano de capitalização em estudo prevê um montante de R$ 2 bilhões.

 

Restoque

A Restoque (LLIS3) informou que seu Conselho de Administração aprovou o cancelamento de 23 milhões 222 mil e 700 ações ordinárias sem redução do valor do capital social.

Em função do cancelamento de ações aprovado, o capital social da companhia passará a ser dividido em 326 milhões 639 mil e 808 ações ordinárias.

A alteração do artigo 5º do Estatuto Social da Companhia, refletindo o referido cancelamento de ações, será consignada em Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada juntamente com a próxima Assembleia Geral Ordinária.

 

Light

A Light (LIGT3) informou que Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou o resultado da 4ª Revisão Tarifária Periódica da Light SESA (Light Serviços de Eletricidade), com vigência a partir desta quarta-feira, 15 de março.

A revisão, prevista para ocorrer em 7 de novembro de 2018, foi antecipada através da assinatura do 5º termo aditivo ao contrato de concessão.

Os processos tarifários ordinários da Light SESA passarão a ocorrer no dia 15 de março de cada ano, sendo que a próxima revisão vai ocorrer em 15 de março de 2022.

O prazo final da concessão da Light SESA permanece em 4 de junho de 2026.

Como resultado da revisão, os itens associados ao serviço de distribuição de energia elétrica que compõem as tarifas da empresa (destinados a cobrir custos operacionais eficientes, remuneração e depreciação dos investimentos, anuidades dos ativos não elétricos e receitas irrecuperáveis, descontados das outras receitas) homologados pela ANEEL somam R$ 2 bilhões e 911 milhões.

O aumento das contas de energia elétrica da Light será de 10,45%, a partir de 15 de março de 2017.

 

BTG Pactual x banco suíço EFG

Uma disputa à vista. Assim pode ser descrita a operação de venda do BSI pelo BTG (BBTG11)  ao banco suíço EFG.

O BTG disse ter recebido uma notificação do EFG alegando ajustes pós fechamento no preço de compra do BSI, no valor de aproximadamente 278 milhões de francos suíços.

O BTG informou que fez uma análise detalhada de tais ajustes propostos e com base nas informações disponíveis, o banco brasileiro afirma que “refuta esse montante” e acredita que o ajuste apropriado em bases ponderadas pelo risco possa ser de 95,7 milhões de francos suíços a mais em favor do BTG Pactual”.

O BTG afirma que se as partes não chegarem a um acordo durante a fase de negociações, as diferenças serão resolvidas oportunamente por um especialista independente.

 

Inflação pelo IGP-10 acumula 5,11% em 12 meses

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) ficou em 0,05% em março. A taxa apurada é inferior aos percentuais de fevereiro deste ano (0,14%) e de março de 2016 (0,58%). O IGP-10 acumula 1,07% no ano e 5,11% em 12 meses, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A queda da inflação entre fevereiro e março foi influenciada pelos preços no atacado e no varejo.

 

Petróleo sobe nesta quarta (9h42min)

Japão (Nikkei 225): -0,16%

China (Xangai Comp.): +0,08%

Londres (FTSE 100): +0,22%

Alemanha (DAX) : +0,01%

Petróleo WTI (EUA): +1,95%

Petróleo Brent: +1,74%