Ibovespa fecha em alta com Petrobras e Vale
Atualizada às 17h20min
O Ibovespa reduziu as perdas durante à tarde e acabou fechando em alta, acima da região de 64 mil pontos.
O destaque de alta foi Usiminas (USIM5), que disparou 9%. O Citi elevou a recomendação da empresa de neutra para compra após a troca de presidente.
Petrobras (PETR4), que abriu em queda devido à desvalorização do barril de petróleo, encerrou em alta.
O minério de ferro (62% de pureza) negociado na China (Qingdao) afundou mais de 4%, o que derrubou os papéis da Vale no começo do pregão. Mas as ações se recuperaram e VALE5 teve alta de mais de 2%.
Após fortes quedas na última semana, a BRF (BRFS3) subiu 3,6%; Marfrig (MRFG3) 1,8% e Minerva (BEEF3) pulou 6%. A China, o Egito e o Chile anunciaram a reabertura à importação da carne brasileira.
JBS (JBSS3) reverteu a alta e se desvalorizou 1,7%. A empresa informou que retomou nesta segunda-feira a produção de carne bovina em 33 frigoríficos, dos 36 existentes no Brasil, mas ressaltou que reduziu a produção em 35%.
Eletrobras (ELET3) desabou 5,4% com a notícia que haverá mudanças na cúpula da empresa (detalhes abaixo).
MAIORES ALTAS DO IBOVESPA
MAIORES QUEDAS DO IBOVESPA
CORPORATIVO
Dona da Via Varejo nega suspensão da venda
A Companhia Brasileira de Distribuição, a CBD, reafirmou que o processo de venda de sua participação no capital da Via Varejo (VVAR11) “segue em curso”.
Na última sexta-feira notícias afirmavam que o processo de venda havia sido suspenso.
Gol vai indenizar índios por acidente
Segundo uma reportagem do programa Fantástico da Tv Globo, a Gol (GOLL4) vai pagar aos índios do Mato Grosso R$ 4 milhões por perdas materiais e espirituais.
De acordo com o programa, a indenização é para a comunidade indígena que fica na região onde em 2006 um boeing da Gol se chocou contra um jato Legacy matando 154 pessoas.
A reportagem apurou que, segundo os índios, a terra ficou contaminada pelo querosene do avião e ‘marcada pelo sangue das vítimas’.
Investidores da JBS nos EUA vão à Justiça
A Operação Carne fraca da Polícia Federal gerou mais uma dor de cabeça para a gigante brasileira JBS (JBSS3).
Um grupo de investidores entrou na Justiça americana contra o conglomerado. Eles querem uma compensação de danos provocados pela desvalorização das ações na última semana.
Os papéis da JBS nos Estados Unidos derreteram após a companhia ser alvo de investigações da Polícia Federal.
A ação coletiva é movida pelo escritório Rosen Law Firm.
Justiça americana extingue ação contra Vale
A Vale (VALE5) anunciou o que considera “um importante avanço” na ação coletiva relacionada a valores mobiliários proposta contra a empresa e três de seus executivos perante o Tribunal Distrital dos Estados Unidos no Distrito Sul de Nova York.
Na última quinta-feira a Corte emitiu decisão julgando extinta a ação com relação à maior parte dos pedidos apresentados contra a Vale e os indivíduos que são réus, todos os pedidos formulados contra o Diretor-Presidente da Vale, Murilo Ferreira, e todos os pedidos relativos à responsabilidade pessoal de controle dos réus indivíduos.
Leia a notícia completa aqui.
Mudanças na Eletrobras, segundo colunista
O colunista do jornal o Globo, Lauro Jardim, informou que haverá mudanças no Conselho de Administração da Eletrobrás (ELET3).
Três integrantes do Conselho, inclusive o seu presidente, estão deixando seus cargos. Nove meses depois de assumir a presidência do conselho, José Luiz Alquéres cede seu lugar à conselheira Elena Landau. Segundo o colunista, também estão de saída também Mozart Siqueira e a secretária do Tesouro, Ana Paula Vescovi.
Carne fraca
O Chile decidiu retirar a suspensão total à importação da carne brasileira, mas manteve a proibição da entrada de produtos dos 21 frigoríficos investigados pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
A informação foi divulgada neste fim de semana pelo Serviço Agrícola e Pecuarista do Chile. O país havia anunciado a suspensão temporária à importação de carne do Brasil até que fossem prestados esclarecimentos sobre o caso. A China e o Egito também anunciaram a reabertura para a importação de carne do Brasil. Leia a reportagem completa aqui.
Neste domingo, os três presos da Operação Carne Fraca que tiveram a prisão temporária prorrogada foram libertados.
NA AGENDA
Na agenda do mercado, os investidores devem ficar atentos aos seguintes eventos:
– na terça-feira deve ser anunciado pelo governo quais tributos devem ser aumentados para tentar diminuir o rombo nas contas públicas.
-as delações da Odebrecht deixam Brasília apreensiva com o Supremo Tribunal Federal podendo nesta semana decidir sobre o pedido de abertura de inquérito com base nas delações de executivos e ex-executivos da empreiteira.
-na quinta-feira, às 9h30, será divulgado o PIB dos EUA.
-na sexta-feira, às 8h30, será apresentado o IBC-Br, considerado uma prévia do PIB no Brasil.