MANCHETE SECUNDÁRIA

Fazenda finaliza cálculos para anunciar corte no Orçamento da União

 

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles deve anunciar nesta quarta-feira o valor do contingenciamento de recursos do Orçamento Geral da União.

Em entrevista coletiva após participar de uma palestra para empresários estrangeiros, o ministro não descartou novamente o aumento de impostos e disse que o valor do contingenciamento será a “combinação possível”. De acordo com ele, o objetivo principal é cumprir a meta fiscal de 2017, com um déficit previsto de R$ 139 bilhões.

“Estamos finalizando os cálculos. Precisamos ver quanto vamos arrecadar com o leilão de petróleo e gás e quais são as estimativas com o novo programa de repatriação”, afirmou, ao ser questionado sobre o valor do corte. As próximas rodadas de concessões de petróleo e gás ocorrem em maio, setembro e novembro.

Sem detalhar a nova previsão do governo para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, o ministro voltou a fazer uma estimativa de crescimento tendo como base os últimos trimestres de 2016 e 2017. Seguindo essa lógica, afirmou, a expectativa é que o o PIB cresça 2,7% no quarto trimestre deste ano, em comparação com 2016.

“Uma coisa é dizer o seguinte: esperamos arrecadar tanto com determinada ação. Mas muitas vezes, devido às determinações, não é possível já determinar isso no orçamento, que vai haver uma arrecadação de tanto. Então vamos ter que dizer: ‘a arrecadação prevista é essa, mas se não arrecadar, vai haver um corte maior'”, explicou.

Durante a palestra, em uma conferência para as cidades latino-americanas sobre as metas de crescimento e investimento brasileiros, Meirelles prometeu fazer minirreformas para que o país possa não apenas voltar a crescer, mas “crescer mais”.

O ministro procurou passar a mensagem de que o trabalho da equipe econômica envolve uma “amplitude” de reformas que não incluem apenas a macroeconomia, políticas fiscais e monetárias, mas também mudanças relacionadas ao crédito, à desburocratização e à racionalização de serviços.

Assim como em outras oportunidades, Meirelles voltou a prometer a redução do tempo que as empresas demoram para pagar impostos, a unificação de tributos sociais e maior agilidade na criação de novos negócios.

Segundo ele, se o governo diminuir a sua participação no PIB para poder se concentrar em mais investimentos, a média da taxa de crescimento dos próximos anos pode aumentar cerca de 0,7% a cada 12 meses, saindo da previsão atual, de 2,5%, para quase 4%.

“A ideia não é que vocês entendam todas as medidas. Isso estará no material. A ideia é dar a dimensão da amplitude de todas reformas que estão sendo feitas no Brasil”, argumentou, ao apresentar slides em inglês para os participantes da conferência.

Mais cedo, passaram pelo evento o presidente Michel Temer e outros integrantes da equipe econômica do governo.

 

 

Informações da Agência Brasil

 

Published by
Redação

Recent Posts

Ibovespa futuro, dólar e notícias corporativas

  Publicado às 9h26 Atualizado às 9h50   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDG25 –…

23 de dezembro de 2024

Petrobras (PETR3, PETR4) e Copel (CPLE6) pagam provento nesta segunda, 23

Publicado às 9h03   Petrobras (PETR3, PETR4)  A Petrobras paga nesta segunda, 23, os dividendos…

23 de dezembro de 2024

Eucatex (EUCA4) anuncia pagamento de JCP

Publicado às 8h59   O conselho de administração da Eucatex (EUCA4) aprovou o pagamento de…

23 de dezembro de 2024

Petrobras informa sobre rescisão de contrato de desinvestimento dos campos de Uruguá e Tambaú

  Publicado às 8h54   A Petrobras (PETR3, PETR4) afirmou nesta segunda-feira, 23, que, e…

23 de dezembro de 2024

Mercados nesta segunda, minério, petróleo e notícias de empresas com ações negociadas na Bolsa

  Publicado às 8h24   Bolsas, petróleo e bitcoin (8h23) Alemanha (DAX): -0,09%  Londres (FTSE…

23 de dezembro de 2024

Eventos no radar do mercado nesta semana

  Publicado às 21h41   Eventos no radar do mercado nesta semana  B3 não funciona…

22 de dezembro de 2024