Finanças pessoais

Quero financiar um imóvel: o que observar?

 

Milhares de brasileiros se fazem a pergunta do título desse artigo. A compra de um imóvel, mesmo com os juros em tendência de baixa, requer muitos questionamentos por parte do interessado, simulações para saber se, de fato, as parcelas cabem no orçamento, e planejamento para pagar a dívida.

 

Tente negociar

Os juros no Brasil ainda estão altos e nesse sentido negociar é a palavra-chave. Sabendo que as taxas mudam conforme o banco e o grau de relacionamento entre o cliente e o banco, especialistas em finanças orientam que vale a pena pedir um juro mais em conta. A redução pode até ser pequena, mas lembre-se que no longo prazo, fará uma enorme diferença.  Se for o caso, abra uma conta-corrente no banco, ou conta-salário, e busque um juro menor para adquirir o imóvel financiado.

 

O famoso custo efetivo total

É claro que não basta olhar apenas a taxa. Além disso, é preciso também prestar atenção no custo efetivo total do empréstimo (CET). Isso inclui cobranças administrativas e seguros, além dos juros. O CET é que vai mostrar realmente o quanto a pessoa vai gastar. É em função disso que você deve fazer as contas e simulações para verificar se o financiamento cabe em seu orçamento mensal.

 

A melhor estratégia

Na atual situação econômica comprometer 30 ou 35 anos da renda familiar com o pagamento de uma dívida grande é um negócio arriscado e exige muito cuidado. Comprar imóvel financiado não significa exatamente conquistar um bem, mas adquirir uma dívida. O imóvel só será efetivamente seu quando a dívida for paga.

Por isso a melhor estratégia é pagar à vista, mesmo que para isso a demora seja de muitos anos economizando e investindo corretamente o dinheiro (em aplicações com rentabilidade superior à inflação e de baixo risco) até juntar o montante necessário. Quem quiser seguir esse plano não tem outro jeito: é necessário disciplina e paciência no longo prazo.

Mas nem todo mundo pode esperar. Um imóvel é o bem mais caro que as pessoas costumam comprar, e que, no Brasil, só se adquire uma ou no máximo duas vezes na vida. Portanto, a decisão da compra não pode ser tomada em um fim de semana. É necessário planejamento com meses de antecedência.

 

 

 

O artigo foi redigido com base na opinião de especialistas consultados pela reportagem. Esse portal não faz qualquer tipo de recomendação de investimento e não se responsabiliza por perdas, danos diretos ou indiretos e lucros cessantes resultantes de decisões tomadas a partir de seu conteúdo, gráficos, tabelas ou vídeos.
Procure sempre um profissional certificado por entidade reguladora para obter recomendações, análises ou consultoria sobre investimentos financeiros. Para mais detalhes acesse o site da Comissão de Valores Mobiliários:http://www.cvm.gov.br
Published by
Redação

Recent Posts

Confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos nesta semana

  Publicado às 0h01   A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…

23 de novembro de 2024

Enjoei (ENJU3): diretor Financeiro e RI renuncia

    Publicado às 23h50   O Enjoei (ENJU3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que Guilherme…

23 de novembro de 2024

Monteiro Aranha (MOAR3) anuncia pagamento de dividendo e JCP

Publicado às 21h38   A Monteiro Aranha (MOAR3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que aprovou a…

22 de novembro de 2024

Assista ao comentário de fechamento do mercado 22/11

    Publicado às 18h40   O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…

22 de novembro de 2024

Ibovespa fecha em +1,74%; na semana subiu 1,04%. Veja as maiores altas e quedas do índice:

    Publicado às 18h46     Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…

22 de novembro de 2024