MANCHETE 4

Com novo prazo, boleto vencido pode ser pago em qualquer banco a partir de julho

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou, em nota, que a implantação da nova plataforma de cobrança dos boletos bancários, que estava prevista para valer a partir de março, foi prorrogada e terá início em julho. “As instituições optaram por postergar a primeira onda de validações de boletos a fim de garantir que o sistema já esteja integrado e sendo alimentado pelas plataformas de todos os bancos”, diz a entidade.

Pelo novo modelo, boletos bancários que tenham passado da data de vencimento poderão ser pagos em qualquer banco. A medida será implantada de forma escalonada e começará com os boletos de valor igual ou acima de R$ 50 mil, a partir do dia 10 de julho. Em dezembro de 2017, a mudança será estendida para boletos de qualquer valor, seguindo o cronograma divulgado pela Febraban.

A ação será possível devido a um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários criado pela federação em parceria com a rede bancária. O novo mecanismo deve reduzir as inconsistências de dados, evitar pagamento em duplicidade e permitir a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos e coibindo fraudes.

Segundo a Febraban, anualmente no Brasil são pagos cerca de 3,5 bilhões de boletos bancários de venda de produtos ou serviços. Todas as informações que obrigatoriamente devem constar no boleto (CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, nome e número do CPF ou CNPJ do pagador) vão continuar. O código de barras também permanece.

Quando o consumidor, seja pessoa física ou empresa, fizer o pagamento de um boleto vencido, haverá uma consulta ao novo sistema para checar as informações. “Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema, a operação é validada. Se houver divergência de informações, o pagamento não será autorizado e o consumidor poderá fazer o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias”, informou a Federação Brasileira de Bancos.

 

 

 

Informações da Agência Brasil

Published by
Redação

Recent Posts

Petrobras informa sobre nova Lei para o setor de óleo e gás

  Publicado às 11h05   A Petrobras (PETR3, PETR44) informou no último dia 27 de…

29 de dezembro de 2024

Notícia do BTG, Vittia, São Martinho, Oi e outros destaques corporativos

  Publicado às 10h40   Notícias corporativas Vittia (VITT3) aprova o pagamento de JCP O…

29 de dezembro de 2024

Oi (OIBR3) vende ativos para IHS Brasil

  Publicado às 20h03   A Oi (OIBR3) divulgou em um fato relevante na noite…

28 de dezembro de 2024

São Martinho (SMTO3) volume de cana processada totaliza 21,7 milhões de toneladas na safra 24/25

  Publicado às 20h   A São Martinho (SMTO3) informou na noite de sexta-feira, 27,…

28 de dezembro de 2024

Segunda-feira, 30, é o último pregão do ano na B3

  Publicado às 19h58   Esta segunda-feira, 30 de dezembro, será o último pregão de…

28 de dezembro de 2024

Investindo em mercados: uma comparação entre ativos tradicionais e modernos

  O mundo dos investimentos evoluiu rapidamente nas últimas décadas, abrindo novas oportunidades para investidores…

28 de dezembro de 2024