Usiminas vai recorrer à justiça contra Sumitomo

11 de janeiro de 2017 Por Redação

 

A Usiminas (USIM5) informou que foi realizada nesta terça-feira a Assembleia Geral Extraordinária da sua controlada, a Mineração Usiminas (Musa), da qual detém 70% do capital social e votante.

A Assembleia foi convocada com o objetivo de deliberar sobre a proposta de redução do capital social no valor de R$1 bilhão de reais, por ser considerado “excessivo”.

Apesar de a Usiminas ter apresentado seu voto favorável à aprovação da proposta de redução de capital, os demais acionistas da Musa, Serra Azul Iron Ore e Sumitomo Corporation do Brasil, ambas detentoras de ações representativas de 30% do capital social e votante, votaram contra a proposta.

Em fato relevante, a Usiminas afirma que “entende que o veto imposto pela Sumitomo em relação à proposta de redução de capital constitui abuso de direito, em flagrante violação ao artigo 187 do Código Civil brasileiro, não devendo, portanto, produzir quaisquer efeitos jurídicos”.

A Usiminas prometeu que vai buscar, pelas vias legais, a invalidação do voto contrário apresentado pela Sumitomo, a fim de que prevaleça seu voto majoritário.