Subsidiárias da Petrobras citadas em ação na Holanda, Dow Jones chega aos 20 mil pontos e outros destaques

24 de janeiro de 2017 Por Redação

untitled

 

Inédito: índice Dow Jones chega pela 1° vez aos 20 mil pontos

Esta quarta-feira vai entrar para história do mercado de ações nos Estados Unidos. O índice Dow Jones Industrial chegou pela primeira vez aos 20 mil pontos. O índice reúne as ações das 30 maiores empresas do setor industrial dos Estados Unidos.

O aumento dos pontos mostra que as ações das empresas que formam o índice estão se valorizando.

Desde a eleição do republicano Donald Trump a bolsa americana já subiu quase 10%.

A valorização do Dow Jones havia estagnado um pouco em 2016 com a incerteza em torno das eleições para presidente nos EUA. Mas a vitória do republicano deu um novo fôlego à bolsa de Nova Iorque. Um dos motivos é que o mercado acredita que o governo Trump vai ser bom para setores como o de infraestrutura. Por isso, papéis de empresas ligadas a esse setor têm tido fortes altas nos últimos meses.

 

ADRs de empresas brasileiras em NY

Com o feriado na Bovespa, muitos investidores ficaram de olho no índice Brazil Titans 20, que reflete as cotações das ADRs (American Depositary Recepts) de empresas brasileiras na Bolsa de Nova York. O índice teve alta de 1,21%.

 

Petrobras

A Petrobras informou que suas subsidiárias Petrobras International Braspetro e Petrobras Global Finance foram citadas em ação judicial proposta pela Stichting Petrobras Compensation Foundation, perante a Corte de Roterdã, na Holanda.

A estatal ainda não foi citada para apresentar defesa, mas informa que adotará todas as medidas necessárias em prol dos seus interesses e de seus investidores.

A petroleira afirmou que “as autoridades públicas que conduzem as investigações da Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal reconhecem que a Petrobras é vítima dos fatos revelados por esta investigação”.

 

Petrobras II

Petrobras informou o volume de suas reservas provadas de petróleo (óleo, condensado e gás natural), apuradas no final de 2016, segundo os critérios ANP/SPE (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis / Society of Petroleum Engineers) e SEC (US Securities and Exchange Commission).

Em 31 de dezembro de 2016, as reservas provadas de óleo, condensado e gás natural da Petrobras atingiram 12,514 bilhões de barris de óleo equivalente (boe). Em 2015, estes volumes eram de 13,279 bilhões de boe.

Mais detalhes aqui.

 

BHP Billiton

A BHP Billiton produziu, no segundo semestre de 2016, 118 milhões de toneladas de minério de ferro. Esse número representa uma alta de 4% em relação ao mesmo período de 2015.

No quarto trimestre, a produção de minério de ferro atingiu 60 milhões de toneladas, aumento de 9% ante o mesmo período do ano anterior.

 

Pomi Frutas

A Pomi Frutas (FRTA3) comunicou que a nova administração está finalizando o processo de renegociação com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) de suas dívidas e das da sua subsidiária integral Pomifrai Fruticultura.

Segundo a empresa, o acordo envolve no tocante à companhia, o equacionamento da dívida de R$20.110.745,18 para com o BRDE mediante alienação fiduciária de imóveis e prazo de 25 meses para pagamento e carência total até vencimento.

 

Telebrás

A Telebrás informou que “não tem ciência de quaisquer atos ou fatos relevantes, que possam justificar a oscilação atípica do volume e do preço das ações TELB4”.

As ações subiram 18% no pregão desta terça-feira.