Premiê italiano anuncia renúncia e deixa mercados em atenção

4 de dezembro de 2016 Por Redação

renzi

 

O premiê itliano Matteo Renzi vai renunciar depois da vitória do não em um referendo sobre reformas constitucionais. O anúncio foi feito depois que pesquisas boca de urna mostraram que o não venceu.

Os italianos votaram neste domingo em um referendo sobre a reforma constitucional.

O texto previa, entre outras medidas, a retirada da função legislativa do Senado.  O voto da Câmara dos Deputados passaria a ser decisivo.

O premiê Matteo Renzi havia vinculado sua permanência no cargo à vitória no referendo.

A renúncia de Renzi pode levar instabilidade ao país, terceira maior economia da Zona do Euro e também à região. O bloco de moeda única já enfrenta dificuldades de retomar o crescimento econômico.

Agora podem ocorrer eleições antecipadas na Itália, o que pode abrir caminho para que grupos que não querem a permanência do país na Zona do Euro cheguem ao poder.

Há o receio de que esses partidos, uma vez no comando do governo, convoquem um referendo sobre a saída de Itália do bloco. O líder carismático da formação populista Movimento Cinco Estrelas, o comediante Beppe Grillo, se converteu no porta-voz daqueles que não queriam a reforma.

A vitória do “Não” deixa os mercados apreensivos, já que vários analistas avaliam que poderá haver problemas sérios para, pelo menos, oito bancos italianos.