Petrobras atinge a marca histórica de 1 bilhão de barris produzidos no pré-sal
A Petrobras atingiu uma marca histórica: o total de 1 bilhão de barris de petróleo produzidos no pré-sal. Essa produção acumulada ocorre apenas seis anos após a entrada do primeiro sistema de produção na Bacia de Santos, no campo de Lula, e dez anos após a primeira descoberta em 2006.
A estatal destaca que “comparando com outras importantes áreas petrolíferas do mundo, na porção americana do Golfo do México, esse patamar foi atingido 14 anos após o início da produção comercial e, no Mar do Norte, em oito anos. No Brasil, esse mesmo patamar só foi atingido na Bacia de Campos depois de 15 anos de produção comercial”.
Dez anos após a primeira descoberta comercial, o pré-sal tornou-se uma das regiões produtoras mais competitivas do mundo. A área tem produtividade média acima da indústria mundial em campos offshore – chegando à vazão de 25 mil barris por dia por poço em alguns casos, produtividade 30% maior em relação a 2010 – o que leva à necessidade de interligar menos poços por sistema de produção.
A produção de petróleo do pré-sal é muito importante para a recuperação financeira da Petrobras. É uma produção em grande escala de um petróleo de ótima qualidade para o refino e com custo de extração inferior a US$ 8/barril. Hoje, com a contribuição de apenas 11 sistemas dedicados, nove na Bacia de Santos e dois na Bacia de Campos, o pré-sal já representa quase 50% da produção operada e por cerca de 35% da produção própria.
A empresa ressalta que entre 2017 e 2021, 16 novos grandes sistemas de produção entrarão em operação no pré-sal.