A revista Época traz uma reportagem neste fim de semana em que afirma que o ex-presidente Lula recebeu nas campanhas de 2002 e 2006 dinheiro da Odebrecht via caixa 2.
Segundo a publicação foram pedidos pessoais de Lula para Emílio Odebrecht.
Delatores da empreiteira disseram que os repasses ilegais foram coordenados por tesoureiros das campanhas.
Procuradores do Ministério Público Federal em Brasília denunciaram à Justiça Federal o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva. Ambos são acusados de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Outras duas pessoas também foram denunciadas.
Segundo os procuradores há indícios de envolvimento de Lula e seu filho em negociações apontadas pelos investigadores como irregulares e que levaram à compra de 36 caças Gripen pelo governo brasileiro. Há ainda indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio de uma Medida Provisória.
As denúncia ocorrem no âmbito da Operação Zelotes.
Lula já é réu em três processos: um deles no caso do triplex do Guarujá em que responde por corrupção e lavagem de dinheiro. Em outro é acusado de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato, e em um terceiro processo o ex-presidente responde pelo crime de corrupção passiva porque teria atuado junto ao BNDES para garantir a liberação de financiamentos para obras em Angola.