Lula recebeu caixa 2 em 2002 e 2006, diz revista

11 de dezembro de 2016 Por Redação
São Paulo - Ex-presidente Lula se reúne com líderes e representantes de Sindicatos e Movimentos Sociais no Instituto Lula (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Lula – (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

 

A revista Época traz uma reportagem neste fim de semana em que afirma que o ex-presidente Lula recebeu nas campanhas de 2002 e 2006 dinheiro da Odebrecht via caixa 2.

Segundo a publicação foram pedidos pessoais de Lula para Emílio Odebrecht.

Delatores da empreiteira disseram que os repasses ilegais foram coordenados por tesoureiros das campanhas.

 

Lula é denunciado pelo MPF de Brasília

Procuradores do Ministério Público Federal em Brasília denunciaram à Justiça Federal o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva. Ambos são acusados de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Outras duas pessoas também foram denunciadas.

Segundo os procuradores há indícios de envolvimento de Lula e seu filho em negociações apontadas pelos investigadores como irregulares e que levaram à compra de 36 caças Gripen pelo governo brasileiro. Há ainda indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio de uma Medida Provisória.

As denúncia ocorrem no âmbito da Operação Zelotes.

Lula já é réu em três processos: um deles no caso do triplex do Guarujá em que responde por corrupção e lavagem de dinheiro. Em outro é acusado de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato, e em um terceiro processo o ex-presidente responde pelo crime de corrupção passiva porque teria atuado junto ao BNDES para garantir a liberação de financiamentos para obras em Angola.