A presidente do Federal Reserve, o Banco dos Estados Unidos, Janet Yellen, ressaltou nesta quinta-feira que os juros americanos podem subir já em dezembro. “Na nossa reunião no início deste mês, o Comitê julgou que o caso de um aumento no intervalo alvo continuou a fortalecer e que esse aumento poderia muito bem se tornar apropriado relativamente em breve”.
Yellen cita o mercado de trabalho e a inflação para sustentar essa hipótese: “a inflação, embora ainda abaixo do objetivo, aumentou um pouco desde o início deste ano”.
A presidente do BC americano ressaltou também que “se o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto do Federal Reserve) adiar aumentos na taxa dos Fed Funds por muito tempo, poderá ter de apertar a política monetária de forma relativamente abrupta. No nível atual por muito tempo poderá encorajar a tomada excessiva de risco e, em última instância, minar a estabilidade financeira.”
Essa foi a primeira manifestação pública de Janet Yellen depois da eleição do republicano Donald Trump. Na campanha o presidente eleito prometeu um governo com redução de impostos e aumento dos gastos, o que leva a aumento de inflação e obriga o Banco Central a adotar uma postura mais rígida aumentando os juros. Essa medida impacta as moedas de países emergentes como o Brasil.
Publicado às 21h38 A Monteiro Aranha (MOAR3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que aprovou a…
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…
Publicado às 18h15 O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta sexta-feira, 22,…
Publicado às 13h53 Atualizado às 19h38 após a Porto informar outro valor por ação…