Atualizada às 15h20
O Ibovespa operava em alta de nesta quarta-feira. No horário acima o índice subia 2,3%.
O preço do barril de petróleo tanto em Londres quanto nos EUA subia forte:
Petróleo WTI (EUA): +8,4%
Petróleo Brent (Londres: +8,7%
Essa alta levou os papéis da Petrobras a disparar mais de 7%.
Os investidores repercutem o acordo alcançado pelos países membros da Opep no sentido de diminuir a produção em 1,2 milhão de barris diários (mbd) até um total de 3,2 mbd.
É o primeiro acordo de redução desde 2008.
Se a manhã foi de euforia com o petróleo, o mesmo não pode ser dito com o minério de ferro. A commoditie teve desvalorização na China, o que pressionava negativamente os papéis da Vale (VALE3, VALE5).
MAIORES ALTAS DO IBOVESPA (15h20)
MAIORES BAIXAS DO IBOVESPA ((15h20)
OUTROS DESTAQUES
Fitch mantem rating da Eletrobras
A agência de classificação de risco Fitch, uma das principais do mundo, manteve os ratings da Eletrobras (ELET6, ELET3) em BB-. A subsidiária da estatal, Furnas, também teve o rating mantido em BB-. A perspectiva das duas companhias foi revisada de negativa para estável.
Fusão entre Cetip e BM&FBovespa nas mãos do Tribunal do Cade
A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) remeteu para análise do Tribunal do órgão operação que trata da união das atividades da BM&FBovespa.
De acordo com a Superintendência, após análise de informações obtidas junto às requerentes, clientes e órgãos reguladores do mercado, como a Comissão de Valores Mobiliários e o Banco Central do Brasil, verificou-se que os mercados de atuação de ambas as requerentes apresentam elevadas barreiras à entrada, principalmente no que se refere ao acesso da infraestrutura de serviços de depositária central, cuja replicação por um potencial entrante seria de difícil implementação e pouco eficiente.
Petrobras
O presidente Michel Temer sancionou a lei que retira obrigatoriedade de a Petrobras (PETR4, PETR3) explorar o pré-sal. A Petrobras, no entanto, ainda terá a preferência para escolher os blocos em que pretende atuar como operadora, desde que com a anuência do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), atendendo aos interesses nacionais.
NA ECONOMIA
Nesta quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central volta a se reunir para definir o novo patamar da Selic (a taxa básica de juros), atualmente em 14,00% ao ano.
Recessão nossa de cada dia
O IBGE divulgou nesta quarta-feira os dados do Produto Interno Bruto, um indicador da atividade econômica. O PIB caiu 0,8% na comparação do terceiro trimestre de 2016 contra o segundo trimestre do ano na série com ajuste sazonal. É a sétima queda seguida nessa comparação. Frente a igual período de 2015, houve contração do PIB (- 2,9%) pela 10ª vez consecutiva.
NA POLÍTICA
Os senadores rejeitaram todas as emendas ao texto da Proposta de Emenda à Constituição do Teto de Gastos. Com isso, foi mantido o texto aprovado na Câmara no primeiro turno de votação no Senado. Agora a chamada PEC do Teto vai a votação em segundo turno.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…