MANCHETE 4

Investimentos recuam 2,2%, diz novo indicador do Ipea

Os investimentos recuaram pelo terceiro mês consecutivo segundo novo indicador, lançado hoje (4), em Brasília, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) – que é um termômetro dos investimentos – aponta contração de 2,2% em setembro em relação a agosto de 2016, na série com ajuste sazonal.

Este é o terceiro recuo mensal consecutivo do indicador de investimentos. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a FBCF atingiu patamar 10,6% inferior a setembro de 2015, nos dados sem ajuste sazonal.

No terceiro trimestre deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado, o investimento registrou uma redução de 9,9%. Na comparação entre o terceiro e o segundo trimestre de 2016, o recuou ficou em 3,9%, de acordo com os dados com ajuste sazonal.

“O recuo dos investimentos no terceiro trimestre reforça a expectativa de uma recuperação lenta da economia brasileira”, afirmou o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, Leonardo Mello de Carvalho, em nota. Segundo ele, a queda entre setembro e agosto foi novamente resultado do mau desempenho de seus dois componentes.

 

Máquinas e equipamentos têm queda

O primeiro deles, que apresentou queda de 1,7%, é o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – que é uma estimativa dos investimentos em máquinas e equipamentos e corresponde à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações.

O segundo indicador, da construção civil, retraiu 2,3% pelo quarto mês consecutivo frente ao período anterior, ainda na comparação com ajuste sazonal. Contra o mesmo mês do ano anterior, ambos os componentes da FBCF apresentaram retração, com quedas de 10,6% e 13,1%, respectivamente.

Segundo o Ipea, entre os componentes do Came, a produção doméstica de bens de capital recuou pelo terceiro mês consecutivo, contraindo 5,1% em setembro, na comparação dessazonalizada.

Outro importante fator que ajuda a explicar as quedas nas comparações mensal e trimestral, também na série com ajuste sazonal, é o comportamento do volume de importações de bens de capital. Enquanto a queda entre setembro e agosto foi de 3,4%, a redução verificada no terceiro trimestre atingiu 20,1%.

 

Por Agência Brasil

Published by
Redação

Recent Posts

CCR (CCRO3) suspende temporariamente cobranças em suas praças de pedágio no RS

  Publicado às 22h47   A CCR (CCRO3) teve suas atividades impactadas pelas fortes chuvas…

6 de maio de 2024

Resultado da TIM, Rede D’Or, Vivara, Pague Menos, CBA, Guararapes

Publicado às 22h32   Lucro da TIM A TIM (TIMS3) teve lucro líquido normalizado de…

6 de maio de 2024

Notícia da Petrobras, Taurus, Weg, resultado da Tim, Rede D’Or, Vivara, Pague Menos, CBA e da Guararapes

  Publicado às 22h02 Atualizado às 22h50 com notícia da CCR   Notícias corporativas Petrobras…

6 de maio de 2024

Trisul (TRIS3) define data para pagamento de dividendo

  Publicado às 21h30   A Trisul (TRIS3) fixou o dia 22 de maio de…

6 de maio de 2024

Taurus Armas (TASA3) suspende temporariamente operações presenciais da unidade de São Leopoldo/RS

  Publicado às 21h10   A Taurus Armas (TASA3, TASA4) divulgou na noite desta segunda-feira,…

6 de maio de 2024

Lojas Renner (LREN3): em torno de 4% do total de unidades estão temporariamente fechadas no RS

  Publicado às 21h02   A Lojas Renner (LREN3) informou nesta segunda-feira, 6, que, devido…

6 de maio de 2024