A agência de classificação de risco Fitch Ratings confirmou a nota do Brasil em ‘BB’ mas a perspectiva passou a ser ‘Negativa’.
De acordo com o comunicado da agência, uma das três principais do mundo, a classificação brasileira ‘BB’ é apoiada pela sua diversidade econômica e renda per capita relativamente alta”.
Também ressalta que a capacidade de absorção de choques do país é reforçada pela sua taxa de câmbio flexível, por fortes reservas de reservas internacionais, pela sólida posição soberana externa de credor externo e por um mercado de valores mobiliários desenvolvido. Mas, avaliam que “estes pontos fortes são contrabalançados pelas deficiências estruturais das finanças públicas, pelo elevado peso da dívida pública e pelas fracas perspectivas de crescimento”.
A Fitch afirma que esses desafios foram exacerbados pelas conseqüências de investigações de corrupção em larga escala no passado recente.
“A perspectiva Negativa reflete os grandes desequilíbrios orçamentários continuados e a dinâmica adversa da dívida pública junto com a incerteza quanto à implementação de medidas fiscais que melhoram as perspectivas de estabilização da dívida”, avalia a empresa.
A agência esclarece que apesar da recente diminuição da incerteza política, “os retrocessos na agenda fiscal do executivo no congresso não podem ser descartados, o que por sua vez pode afetar a confiança e aumentar os riscos de desvantagem para nossos cenários econômicos e fiscais de base”.
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…