A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (29) uma regulamentação que limita a distribuição de dividendos e o pagamento de juros sobre o capital próprio para distribuidoras de energia que não atingirem metas de qualidade do serviço.
A regra vale para as 33 distribuidoras que renovaram os contratos no final de 2015 e também para aquelas que assinarem aditivos contratuais ou renovarem concessão a partir de agora.
Nos casos de descumprimento do critério de eficiência em relação à continuidade do serviço por dois anos consecutivos ou por três vezes em cinco anos, a concessionária fica proibida de distribuir aos acionistas dividendos ou realizar pagamento de juros sobre o capital próprio quando esses valores superarem 25% do lucro líquido. A limitação também pode ser estabelecida em razão da deterioração da situação econômico-financeira da concessão.
Todos os anos, a Aneel define as metas de qualidade que devem ser cumpridas pelas distribuidoras de energia. O descumprimento do critério de eficiência é caracterizado pela violação do limite anual global de dois indicadores: Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC).
Por Agência Brasil
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…