Em um artigo intitulado ‘The comeback kid’, em tradução livre ‘o garoto está de volta’, os analistas de mercados emergentes da Pimco, Yacov Arnopolin e Lupin Rahman, mostram o que consideram a reviravolta ‘impressionante’ na condução da política econômica e fiscal do Brasil desde que Michel Temer assumiu a presidência.
Depois de escreverem “um presidente comprometido com a implementação de reformas, um governo de tecnocratas competentes, um conjunto de novos CEOs para supervisionar empresas estatais ineficientes”, perguntam: “quem iria acreditar em nós se disséssemos que isso é no Brasil?
Os dois analistas afirmam que em recente viagem ao Brasil perceberam que o impeachment de Dilma Rousseff abriu o caminho para um governo com uma “equipe que pode fazer as coisas”. E isso coincide com o Brasil começando a sair da pior recessão de sua história e com a inflação dando sinais de ceder.
Esse sentimento de mudança foi o gatilho para um forte rali nos ativos brasileiros, como a impressionante alta da Bolsa de Valores, que desde o começo deste ano já se valorizou 47%.
Mas eles se perguntam: será que as propostas do governo serão suficientes para trazer as mudanças necessárias?
Em seguida mostram que o Brasil tem enormes desafios à frente. Os analistas chamam a atenção para os riscos aos planos do presidente Temer:
– aumento da dívida pública que deve atingir 90% do PIB até ao final desta década;
– reformas incapazes de alterar em curto prazo a situação fiscal e da dívida;
– queda da inflação pode ser menor que a esperada, já que anos de inflação podem ter estimulado a indexação. Por outro lado os ‘gargalos’ poderiam limitar as pressões desinflacionárias;
– a opinião pública pode se tornar mais sensível ao aumento do desemprego e às reformas;
– a Lava Jato pode ser um fator de instabilidade no governo.
Em síntese ressaltam que o risco é que a popularidade de Temer desapareça e inviabilize as mudanças necessárias.
Se tudo der certo, e as reformas forem bem sucedidas, os analistas acreditam elas que poderiam desencadear um círculo virtuoso de reformas mais profundas após as eleições de 2018.
Publicado às 21h25 Notícias corporativas: Petrobras informa detalhes do novo Plano de de…
Publicado às 21h10 A Multiplan (MULT3) anunciou nesta segunda-feira, 18, a inauguração da…
Publicado às 21h03 As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) fecharam com ganhos de…
Publicado às 19h A Transmissora Aliança de Energia Elétrica - Taesa (TAEE4, TAEE11)…
Publicado às 19h14 O JP Morgan elevou participação na Tenda (TEND3). A informação…