Petrobras aprova acordos com investidores para encerrar quatro ações individuais nos EUA
A Petrobras aprovou acordos com investidores para encerrar quatro ações individuais nos Estados Unidos. A empresa divulgou a informação na sexta-feira à noite (21).
O Conselho de Administração aprovou a celebração de acordos para encerrar quatro ações individuais propostas perante a Corte Federal de Nova York, por Pimco Total Return Fund, Dodge & Cox International Stock Fund, Janus Overseas Fund e Al Shams Investments.
Em um Fato Relevante enviado ao mercado, a Petrobras afirma que “reconhecerá uma provisão em suas Informações Trimestrais referentes ao período findo em 30 de setembro de 2016, como resultado dos acordos alcançados e do estágio de negociações em andamento com outros autores de ações individuais”
A estatal prevê que o valor da provisão será de US$ 353 milhões. Essas ações individuais tramitam em conjunto com 23 outras ações similares e uma ação coletiva (class action) movidas contra a companhia perante a Corte Federal de Nova York. A petroleira ressalta que “no momento, não é possível para a Petrobras fazer estimativa confiável sobre o desfecho da class action”.
A Pimco é uma das maiores detentoras de bonds do Sistema Petrobras e o Dodge & Cox é um dos maiores acionistas da Companhia após a União Federal e entidades relacionadas.
A estatal brasileira afirma ainda que “esses acordos não constituem qualquer reconhecimento de responsabilidade por parte da Petrobras, que continuará se defendendo firmemente nas demais ações em andamento e têm como objetivo eliminar incertezas, ônus e custos associados à continuidade dessas disputas”.