- Finance News - https://financenews.com.br -

3tentos recebe autorização da ANP e inicia operação de primeira indústria de etanol de milho no Vale do Araguaia 

 

Publicado às 10h01

A 3tentos (TTEN3) iniciou oficialmente a operação de sua primeira indústria de etanol de milho em Porto Alegre do Norte, no Vale do Araguaia, no estado do Mato Grosso, após obter a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 20.

O empreendimento representa um marco no plano de crescimento da companhia e consolida sua expansão no segmento de biocombustíveis. 

A 3tentos já conta com três plantas de processamento de soja e produção de biodiesel no Rio Grande do Sul (nos municípios de Ijuí e Cruz Alta) e no Mato Grosso (em Vera). 

A nova indústria faz parte do ciclo de expansão anunciado pela companhia no início de 2024, e vai processar 2.800 toneladas de milho por dia. A unidade terá capacidade de produção de 1.275 m³/d de etanol hidratado e 1.215 m³/d de etanol anidro, além de 785 toneladas por dia de DDGS — ingrediente de alto valor nutricional utilizado na alimentação animal — e 50 toneladas diárias de óleo de milho. A planta também está apta ao processamento de sorgo em composição com o milho. 

“Com a autorização da ANP iniciamos imediatamente a produção. O milho para os primeiros meses já está depositado e estamos 100% preparados para receber a safra que começa em junho”, afirmou Luiz Osório Dumoncel, executive chairman da companhia. 

Segundo a 3tentos, a decisão de investir no etanol de milho está alinhada à estratégia iniciada em 2021, com a expansão de suas operações para o Mato Grosso e a replicação de um modelo de negócios já consolidado no Rio Grande do Sul. Desta vez, o foco foi a industrialização do milho em uma região considerada estratégica pela companhia, tanto pelo potencial agrícola quanto pela carência de infraestrutura industrial. 

Siga o canal no Whatsapp de notícias de empresas: entre aqui   [1]