
sede da Petrobras no Rio de Janeiro
Publicado às 19h59
A Petrobras (PETR3, PETR4) informou na noite desta segunda-feira, 16, que, na qualidade de sócia e operadora dos campos de Tartaruga Verde e Espadarte – Módulo III, localizados na Bacia de Campos, manifestou à Petronas Petróleo Brasil sua decisão de exercer o direito de preferência para aquisição das participações de 50% dos referidos ativos atualmente de propriedade da Petronas.
Após a conclusão da operação, a Petrobras voltará a deter 100% de participação nos ativos, mantendo-se como operadora.
A assinatura do contrato de compra e venda ocorrerá em breve, afirmou a Petrobras. O valor da transação é de US$ 450 milhões.
“A aquisição apresenta condições econômico-financeiras atrativas, adiciona flexibilidade decisória na gestão de portfólio da companhia e está em consonância com o seu Plano de Negócios, reforçando o direcionamento estratégico voltado ao segmento de óleo e gás, com disciplina na alocação de capital, resiliência econômica e ambiental, mitigação de riscos e priorização de ativos com maior potencial de geração de valor aos acionistas”, destacou a Petrobras em um comunicado.
A conclusão da operação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes previstas no contrato de compra e venda, incluindo a aprovação pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O campo de Tartaruga Verde e o Módulo III de Espadarte estão localizados na porção sul da Bacia de Campos, em lâmina d’água entre aproximadamente 700 e 1.620 metros. Os ativos são operados pela Petrobras, por meio do FPSO Cidade de Campos dos Goytacazes, com produção atual de cerca de 55 mil barris de óleo por dia.