
Publicado às 12h34
Os sistemas de armazenamento de energia em baterias, conhecidos pela sigla em inglês ‘BESS’ (Battery Energy Storage System), são baterias recarregáveis que armazenam energia de diferentes fontes e a liberam quando necessário. Esses sistemas podem equilibrar a rede elétrica, fornecer energia de backup e melhorar a estabilidade do sistema.
Em relatório, o BTG destaca que a WEG (WEGE3) possui um portfólio completo de produtos e soluções em BESS, posicionando-se de forma diferenciada nesse segmento.
A companhia é vista como uma das melhores teses globais de infraestrutura de rede e inteligência artificial na América Latina, ressalta a equipe de analistas.
O armazenamento de energia é componente crítico de um sistema elétrico em processo de descarbonização. O BESS permite integrar fontes renováveis intermitentes, como solar e eólica, suavizando a volatilidade da geração.
O time do BTG salienta que a demanda global crescente por energia deve acelerar a adoção de BESS nos próximos anos e avalia que, apesar de ainda representar parcela pequena das vendas da WEG, a contribuição de BESS para o lucro líquido é limitada por enquanto. Mas a equipe de analistas lembra que transformadores também contribuíam pouco no passado e hoje representam cerca de 20% do lucro líquido da companhia.
O banco tem recomendação de “compra” para a WEG com preço-alvo R$ 52.