
Trump discursa na assembleia da ONU
Publicado às 12h38
Em discurso na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira, 23, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que se reunirá com o presidente Lula na semana que vem.
Também afirmou que se encontrou rapidamente o brasileiro no plenário da ONU, antes do discurso. “Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem”, disse Trump durante seu longo discurso.
Trump também ainda elogiou Lula, ressaltando uma “química excelente”: “Não tivemos muito tempo para conversar, tipo uns 20 segundos. Mas ele pareceu um homem muito legal. Na verdade, ele gostou de mim, e eu gostei dele”, afirmou o republicano na ONU.
Em seu discurso o presidente norte-americano destacou que “o Brasil agora enfrenta tarifas pesadas em resposta aos seus esforços sem precedentes para interferir nos direitos e liberdades dos nossos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, armamento, corrupção judicial e perseguição de críticos políticos nos Estados Unidos”.
No momento da fala de Trump sobre Lula, o Ibovespa deu salto de quase 500 pontos em poucos minutos. O dólar comercial acentuou a queda e chegou na mínima de R$ 5,27. Às 12h36 o índice subia 1,04% aos 146.621 pontos. O dólar tinha queda de 0,67% cotado a R$ 5,302 na venda.
Na máxima até agora, o Ibovespa chegou aos 146.886 pontos, marcando um novo recorde histórico intradiário.